Notícias

Sem freio, invicto e campeão Estadual

Flamengo supera o Vasco, vence os dois turnos e leva o caneco do Carioca

Por - em
Foi sofrido, foi nos pênaltis, mas foi. O Flamengo venceu o Vasco, levou a Taça Rio e sagrou-se campeão Estadual. O Rubro-negro venceu nas cobranças de penalidades por 3 a 1 e levantou dois canecos no mesmo dia. Thiago Neves, que tinha perdido sua cobrança na semifinal contra o Fluminense, foi quem fechou a partida.

Como era de se esperar, a partida começou nervosa. As duas equipes se respeitavam muito e as faltas foram se multiplicando. Com mais posse de bola do que o adversário, o Flamengo ditava o ritmo do jogo. Com uma proposta de manter todos os jogadores atrás da linha da bola, o Vasco só se arriscava nos contra-ataques.

Por ficar com a bola mais tempo que o Vasco, o Flamengo acabou criando as melhores chances de gol do primeiro tempo. Aos 22 minutos, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta e, no segundo pau, Thiago Neves cabeceou sozinho, mas fraco, para fora.

Quatro minutos depois, uma linha de passes do Flamengo quase terminou em gol. Thiago Neves tocou para Ronaldinho, que segurou um pouco a bola e deu um belo passe para Deivid, na entrada da área. Esperto, o atacante tocou de primeira para Bottinelli, que chegava por trás da zaga vascaína. No entanto, também de primeira, o meia argentino chutou em cima de Fernando Prass, que fez boa defesa.

O Vasco arriscava em chutes por fora da área, mas nenhum deles levou perigo a meta do goleiro Felipe. Apenas em um momento, já aos 40 minutos, Diego Souza teve boa chance, em lance semelhante ao de Thiago Neves, mas também cabeceou fraco, para boa defesa do arqueiro rubro-negro.

Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo e foi novamente do Flamengo a primeira chance. Bottinelli sofreu falta a poucos centímetros da grande área do Vasco. Ronaldinho pegou a bola para a cobrança, chutou bem, colocado, mas Fernando Prass fez outra grande defesa.

No entanto, depois do lance perigoso, a segunda etapa tomou o mesmo rumo da primeira. Muitas faltas e poucos lances de perigo deixaram a partida mais morna. Os dois treinadores tentaram modificar as equipes para vencer o confronto. No Flamengo, saíram Bottinelli e Deivid para a entrada de Fierro e Wanderley.

Apenas aos 34 minutos o Rubro-negro voltou a fazer Fernando Prass trabalhar. Rodrigo Alvim cortou uma bola na intermediária do Fla e ao mesmo tempo lançou Renato, na ponta esquerda. Ele avançou, entrou na área e chutou forte para boa defesa do arqueiro do Vasco.

Já prevendo a decisão por pênaltis, Luxemburgo resolveu colocar Fernando no lugar de Galhardo, passando Fierro a ocupar a lateral direita. Mas só deu tempo para Thiago Neves quase marcar um golaço, no rebote de um escanteio, no último lance de perigo do jogo.

Vieram os pênaltis e três cobradores do Vasco bateram para fora. Pelo Flamengo, Renato, Fernando e Thiago Neves marcaram.