Notícias

Flamengo fecha a contratação do "cão de guarda" Airton

Jovem volante foi titular na campanha do Hexa, em 2009, e voltará a vestir o manto sagrado

Por - em
O Flamengo confirmou nesta sexta-feira (10.06) a contratação do volante Airton, que foi titular do time rubro-negro na campanha do hexa brasileiro. O jovem jogador chega por empréstimo de um ano, junto ao Benfica, e já deve integrar o elenco na próxima semana.

Procurador do jogador, o ex-zagueiro do Flamengo Fábio Luciano ficou muito contente com o acerto entre as partes. De acordo com ele, o sentimento é o mesmo do jovem volante.

"Assim como eu, o Airton está muito feliz com sua volta ao Flamengo. Foi o clube onde ele jogou aqui, no Brasil, e fez uma história bonita. Foi campeão, cresceu profissionalmente e atingiu o sucesso. E a minha colaboração nessa transferência também me deixa muito contente, justamente por ser o Flamengo. O que ele sempre me passou foi que, se fosse para voltar ao Brasil tinha que ser para o Flamengo", explicou Fábio Luciano.

Do outro lado, pelo Benfica, o acerto também foi comemorado. Afinal, de acordo com os dirigentes portugueses, o jogador estará num clube de ponta, que brigará pelo título brasileiro.

"Desde que surgiu o interesse do Flamengo, aprovamos. Concordamos com o empréstimo por ser o Flamengo, um clube de ponta, que sempre luta por títulos e, sem dúvida, brigará pelo Brasileiro. Além disso, foi no Flamengo que o Airton alavancou sua carreira e esperamos que isso aconteça novamente. Ele tem um potencial enorme, até de seleção brasileira. Acreditamos que com um técnico do quilate do Luxemburgo ele poderá mostrar seu bom futebol", avaliou o representante do Benfica no Brasil, Francisco Oliveira, ressaltando que o presidente do clube português, Luis Filipe Vieira, também celebrou o acerto.

Perfil do jogador
Airton Ribeiro Santos
\ Data de Nascimento: 21 de Fevereiro de 1990
\ Local de Nascimento: Rio de Janeiro
\ Posição: Volante
\ 1° jogo: 6/04/2008 (Flamengo 2 x 2 Vasco)
\ Total de jogos pelo Flamengo: 69
 \
Airton Ribeiro Santos começou a carreira no Nova Iguaçu, clube da Baixada Fluminense. Ainda nas divisões de base, chegou ao Flamengo e logo foi lançado aos profissionais, quando tinha 18 anos.

Nessa época, Airton impressionou o então treinador do Flamengo Joel Santana e passou a integrar o elenco, que se consagraria campeão estadual de 2008. O jovem volante estreou com o manto sagrado, pelos profissionais, no dia 6 de abril, num clássico diante do Vasco.

Apesar da troca de treinadores, Airton se manteve sempre entre os titulares, sendo aproveitado em sua posição de origem ou até mesmo compondo a zaga. Na arrancada para o hexa, no entanto, voltou a atuar no meio de campo, ao lado de Maldonado e Willians e se consagrou.

Diante do sucesso, foi comprado pelo Benfica, de Portugal, onde atuou desde o início de 2010. Lá, conquistou a Taça da Liga Portuguesa e o um título do Campeonato Português.