Notícias

Ibope reafirma: Fla tem a maior torcida do Brasil

Instituto de pesquisa esclarece que estudo divulgado na última semana foi deturpado

Por - em
Parte da mídia esportiva brasileira divulgou, de maneira errada, que Flamengo e Corinthians tinham, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), na última semana, torcidas de tamanho iguais. No entanto, o próprio órgão que realizou o estudo se mostrou surpreso com a repercussão do fato e fez questão de afirmar que "a pesquisa foi mal interpretada".

Procurado pela equipe do Site Oficial do Flamengo, o Ibope frisou que a pesquisa, que trata dos hábitos de consumo de quem acompanha conteúdos esportivos pela TV e pela internet, nada tem a ver com o tamanho das torcidas dos clubes brasileiros. Principalmente porque a mesma foi realizada apenas em 12 cidades, sendo duas delas em São Paulo (São Paulo, capital, e Campinas).

"A pesquisa é representativa apenas das regiões brasileiras em que foi realizada, não de toda a população. É bastante comum vermos interpretações precipitadas de resultados de pesquisa e entendemos que isso acontece pela falta de familiaridade da imprensa ou mesmo da população na leitura correta de dados de pesquisa. Nesse caso específico, é importante ressaltar que a pesquisa foi feita em 12 regiões metropolitanas do país e, portanto, representa a opinião da população destas regiões, não de todo o país", afirmou Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Media.

Na última pesquisa em que o foco era determinar o tamanho das torcidas dos clubes de futebol brasileiros, o Ibope indicou o Flamengo como primeiro lugar, disparado. Divulgado em junho de 2010, o estudo apontou que o Rubro-negro teria 33,2 milhões de torcedores (17,2%) no Brasil. O Corinthians vem na segunda posição, bem atrás, com 25,8 milhões (13,4%), seguido de São Paulo (8,7%), Palmeiras (6%) e Vasco (4,1%).

Neste caso, o Ibope ouviu 7.109 pessoas, a partir dos 10 anos de idade, em 141 cidades de todos os tipos e tamanhos.

Entenda melhor
A pesquisa divulgada pelo Ibope na última semana foi realizada em 12 cidades brasileiras: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia e Distrito Federal.

No entanto, cada cidade teve um número de entrevistados e São Paulo acabou tendo uma amostra muito maior que a do Rio de Janeiro, até por ter duas cidades envolvidas. Confira o número de entrevistados em cada cidade: São Paulo – 1680, Campinas – 420, Rio de Janeiro – 1400, Belo Horizonte – 700, Recife – 700, Porto Alegre – 700, Curitiba – 700, Distrito Federal – 700, Salvador – 700, Fortaleza – 700, Florianópolis – 300 e Goiânia – 300.

Com esses números, é possível chegar à seguinte conclusão. Campinas e São Paulo tiveram um total de 23,4% de entrevistados contra 15,5% do Rio de Janeiro. Sendo assim, a chance de ter um percentual elevado para o Corinthians é evidente, visto que trata-se do clube mais popular de São Paulo. No entanto, mesmo em cenário não tão favorável, o Flamengo manteve-se no topo, provando que tem a maior torcida do Brasil.