Notícias

Flamengo: Uma estreia incontestável

Em seu primeiro jogo na história, Rubro-negro goleou o Mangueira por 15 a 2

Por - em
No dia 3 de maio de 1912, o Estádio da Rua Campos Salles, na Tijuca, era palco do primeiro jogo do Flamengo, clube que se tornaria, justamente pelo futebol, o mais amado do Brasil. A partida tinha mando de campo do adversário, o Mangueira, time fundado pelos trabalhadores da fábrica de chapéus Mangueira, mas terminou com um placar muito favorável ao rubro-negro: 15 a 2.

Os jornais da época exaltavam o início da temporada (esta era a primeira rodada) e a expectativa pelo jogo do Flamengo, estreante na modalidade. No entanto, o clima não ajudou muito. Chovia naquela sexta-feira, mas a Nação, que ainda não tinha essa alcunha, já se mostrou presente em bom número, relatou o "Jornal O Paiz" (era realmente escrito com Z).

"A atmosfera, porém, não consentiu que se realizassem esses desejos, e na sexta-feira, o tempo esteve, durante todo o dia, nublado, chovendo à tarde. Apesar disso, foi bem regular o número de pessoas, entre as quais muitas famílias, que ocuparam as arquibancadas da Rua Campos Salles, para assistir ao encontro Flamengo – Mangueira", publicou o extinto jornal.

A chuva também castigou o gramado do Estádio da Rua Campos Salles, mas não foi motivo para impedir o Flamengo de abrir com chave de ouro sua gloriosa história. E o time rubro-negro foi mesmo avassalador.

"Foi dado o sinal para o "kick-off" (chute inicial), cabendo a saída ao Flamengo, que logo ataca o "goal" adversário, fazendo o 1º "goal" em 1 minuto de jogo, marcado pelo "inside left" Gustavo, de um passe de Bahiano. Dada de novo a saída, Gilberto, "center-half" do Flamengo, faz um belo passe a Gustavo, que marca ainda o 2º "goal", depois de cerrado ataque ao gol guardado por Moggey", escreveu a crônica do Jornal O Paiz.

Dois minutos de existência, dois gols marcados. Sem dúvida um início predestinado ao sucesso. O primeiro tempo terminou 5 a 1 para o Flamengo, mas cabia mais, muito mais.

Após cinco minutos de intervalo (era o tempo que davam na época entre o primeiro e o segundo tempo), os times voltaram a campo e o Flamengo iniciou um bombardeio ao gol do Mangueira, que estava situado numa das partes mais enlameadas do gramado.

Já aos 18 minutos, Arnaldo marcava 10 a 1 para o time rubro-negro. Houve um relaxamento do Flamengo e o Mangueira conseguiu diminuir, com um gol de falta. Foi o bastante para acender novamente a chama da equipe estreante.

Foram mais cinco gols assinalados e dois pênaltis perdidos, o que poderia decretar um placar ainda mais elástico. Apito final 15 a 2 e o Flamengo começava a escrever uma das histórias mais bonitas do futebol mundial.

Gustavo foi o artilheiro do jogo, com cinco tentos. Ele marcou o primeiro gol da história do Flamengo. Arnaldo (4), Amarante (4) Borgeth e Galo completaram o marcador.

O Jornal do Commercio analisou a atuação dos jogadores rubro-negros e foi só elogios. Vale ressaltar a parte que o goleiro do Flamengo Baena é citado.

"Pelo Flamengo é justo salientarmos o seu "center-half", Gilberto Lopes, e Coriol, um bom "half" de ala. Além desses jogaram bem, pelo Flamengo, Gustavo e Borgerth. Nery e Píndaro confirmaram seu apreciado jogo. Baena pouco mais teve a fazer do que passear sobre o lamaçal existente na porta do seu "goal", afim de não dormir no campo, porque bolas, ás suas mãos, pouco mais foram do que as duas que entraram", analisou o Jornal do Commercio.

Polêmica do placar
Até pouco tempo, dizia-se que o placar do primeiro jogo da história do Flamengo teria sido 16 a 2 e não 15 a 2 como realmente aconteceu. Uma trabalhosa pesquisa da equipe do Museu Flamengo chegou ao motivo da discordância: um erro tipográfico.

Como não existe documentação das partidas desta época, o trabalho de apurar o passado é de pesquisadores. E, antes desse refinado trabalho de agora, algum desses profissionais havia passado o resultado de 16 a 2.

No entanto, checando todas as publicações da época, percebe-se que o placar é realmente 15 a 2, tendo o Jornal do Commercio inclusive publicado uma errata no dia 5 de maio.

"Pela simples leitura da descripção que demos hontem do match Flamengo – Mangueira se conclue que o score do 1º half time foi de 5x1 e o resultado do jogo 15x2 ao emvez do que por erro typographico sahio publicado", escreveu a publicação (reproduzido pelo Site Oficial exatamente como foi publicado).

Veja a cronologia dos gols da partida:
1’ – Flamengo 1x0 (Gustavo)
2’ – Flamengo 2x0 (Gustavo)
24’ – Flamengo 3x0 (Arnaldo)
30’ – Flamengo 4x0 (Arnaldo)
35’ – Mangueira 1x4 (Octavio)
37’ – Flamengo 5x1 (Gustavo)
4h40’>4h45’ – Intervalo
5’ – Flamengo 6x1 (Gallo)
7’ – Flamengo 7x1 (Amarante)
9’ – Flamengo 8x1 (Amarante)
15’ – Flamengo 9x1 (Amarante)
18’ – Flamengo 10x1 (Arnaldo)
22’ – Mangueira 2x10 (Levy)
25’ – Flamengo 11x2 (Gustavo)
29’ – Flamengo 12x2 (Arnaldo)
31’ – Flamengo 13x2 (Amarante)
33’ – Flamengo 14x2 (Borgerth)
35’ – Flamengo 15x2 (Gustavo)"

Confira a escalação das equipes
Flamengo: Baena; Píndaro, Nery; Coriol, Gilberto, Gallo; Bahiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo, Borgerth.

Mangueira: Moggey; Rebeto, Sylvio; Walter, Routt, Plaisant; Roemu, Levy, Octavio, Campos, Tangerina.