Notícias

Flamengo é tetracampeão estadual de remo

Rubro-Negro é o maior vencedor da história com 47 títulos estaduais e assume a supremacia de Terra e Mar

Por - em
Foram nove medalhas de ouro conquistadas na raça, na 6ª e última Regata do Campeonato Estadual de Remo, disputada na manhã desse domingo (11.11), na Lagoa Rodrigo de Freitas. Com um total de 469 pontos, o Flamengo dominou a regata e conquistou o tetracampeonato consecutivo (2009/2010/2011/2012). O troféu de campeão da 6ª Regata também foi para o Clube da Gávea, que computou 103 pontos. O Botafogo foi o segundo colocado tanto na regata quanto na classificação geral, seguido pelo Vasco (pontuações abaixo).

O Flamengo não deu chance aos adversários ao faturar nove das 12 provas realizadas e se tornou o maior vencedor dos 115 anos da competição, com 47 títulos. O título deste domingo deu a supremacia de Terra e Mar ao Flamengo. No futebol, o Flamengo tem 32 títulos estaduais, um a mais do que o Fluminense. O último deles conquistado no ano passado.

O timoneiro Nilton Alonço, o Gauchinho, participou de 43 das 47 vitórias rubro-negras.

"É uma honra e uma alegria muito grande poder comemorar esse número. Foram muitas vitórias em diferentes gerações", disse Gauchinho.

Fabiana Beltrame, um dos principais destaques do dia, venceu as duas provas que disputou: single skiff peso-leve e o Double Skiff categoria aberta. Na disputa do single masculino, Dênis Araújo deu show e garantiu o terceiro lugar para o Flamengo em uma prova disputada remada e remada.

O Flamengo obteve bons resultados em todas as categorias, do infantil ao máster. Mas quem definiu o campeonato foi a classe aspirante, com a vitória de Sofia Ibarguren.

"Me inspirei muito, busquei representar o Flamengo da melhor maneira que pude. Queria dar essa medalha ao clube. Cheguei a ficar atrás do barco da Bianca, mas recuperei a tempo e fechei em primeiro lugar", comemorou a remadora.

Na mais tradicional das disputas, o Oito Com do Flamengo foi guerreiro e superou o duelo contra o Botafogo ao faturar mais um primeiro lugar e fechou a temporada 2012 com chave-de-ouro.

"Depois da última etapa, em que não fomos tão bem, essa regata era decisiva e todos, todos, sem exceção, trabalharam unidos, sérios e chamaram a responsabilidade para cada um dos barcos. Deu no que deu, Flamengo campeão", comemorou o técnico Marcos Amorim.

A presidente Patricia Amorim recebeu das mãos do presidente da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro, Mauro Ney Palmeiro, o Troféu e pregou pessoalmente a placa de campeão 2012.

"Este título dá ao Flamengo a hegemonia histórica. Hoje somos o clube com o maior número de títulos estaduais. Me sinto muito honrada e privilegiada de ser, não só a presidente, mas também a vice-presidente de Remo neste momento tão especial. Este título foi um trabalho de toda a equipe e todos que participaram tiveram sua importância. Dedico esta conquista ao Buck, que tanto fez pelo nosso Flamengo", encerrou Patricia.

Confira os barcos vencedores da 6ª Regata:
1ª prova: Quatro Sem peso-leve
2ª prova: Double Skiff Aberto / Feminino
4ª prova: Quatro Sem Master B
6ª prova: Four Skiff Infantil
7ª prova: Single Skiff peso-leve / Feminino
8ª prova: Double Skiff peso-leve
9ª prova: Single Skiff Aspirante
11ª prova: Four Skiff Sub-23 / Feminino
12ª prova: Oito Com Aberto
 
Pontuação Regata:
Flamengo – 103 pontos
Botafogo – 78 pontos
Vasco da Gama – 27 pontos
 
Pontuação Campeonato:
Flamengo – 469 pontos
Botafogo – 430 pontos
Vasco da Gama – 165 pontos