Notícias

Para Mano Menezes, torcida criará ambiente favorável no Mané Garrincha

Até o momento, mais de 50 mil ingressos já foram vendidos. Estádio estará cheio na estreia do treinador pelo Flamengo em jogos oficiais

Por - em
"É ótimo voltar para o Brasileirão, olhar para a arquibancada e ver que seu torcedor está ali para te apoiar." A frase é de Mano Menezes, treinador que verá a Nação lotar o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no sábado (07.06), em sua estreia em jogos oficiais pelo Flamengo. Até o momento, mais de 50 mil ingressos já foram vendidos para a partida contra o Coritiba. O número impressionou o técnico, que se mostrou animado, em entrevista à TV FLA, com a oportunidade ver um estádio lotado de rubro-negros pela primeira vez.

"O estádio com público grande é muito gostoso. Isso, sem dúvida, cria um ambiente favorável. Para a equipe, é sempre bom jogar na sua casa com mais gente a seu favor porque fica muito mais difícil para o adversário enfrentar essa condição. O técnico precisa achar o ponto de equilíbrio para que a equipe saiba conviver com isso. O torcedor empurra muito o time para cima do outro e temos que cuidar um pouco para achar esse equilíbrio para que isso não seja demais, para que o time e jogadores saibam conviver com esse apoio", disse o treinador rubro-negro.

Mano Menezes está apenas na sua terceira semana de trabalho, mas os treinamentos têm sido tão intensos que o grupo já consegue assimilar a sua filosofia. Contra o Coritiba, Mano quer sua equipe bem distribuída dentro de campo e jogando com segurança. Se sua expectativa será correspondida, só se poderá saber após o jogo. O técnico gaúcho está confiante que será.

"O Flamengo será como nós estamos trabalhando para que seja: bem postado e seguro. Quando damos segurança à equipe, ela se sente melhor para atacar. Gosto de time que produza ofensivamente com qualidade e crie boa quantidade de chances para que se aproxime da vitória. Não pode atacar e levar susto lá atrás porque perde a confiança. Quero que o Flamengo jogue assim e vocês podem ter certeza que vai jogar", disse o treinador rubro-negro aos jornalistas durante a coletiva de imprensa desta sexta-feira (05.07), no Ninho do Urubu.

Nos treinamentos no CT e em Pinheiral, tem chamado atenção a manutenção do time titular por Mano Menezes. Desde o primeiro coletivo que comandou, o treinador tem escalado os mesmos jogadores: Felipe, Léo Moura, González, Wallace e João Paulo; Cáceres, Elias e Gabriel; Carlos Eduardo, Paulinho e Marcelo Moreno. Contra o São Paulo, foi exatamente essa equipe que entrou em campo. O técnico justificou a sua atitude.

"A preocupação no primeiro momento é dar confiança ao time mexendo o menos possível. Se você mexe muito, não consegue ter parâmetro que precisa para conseguir fazer uma avaliação. É preciso manter, neste início de trabalho, a equipe para que as avaliações sejam as mais fiéis possíveis", explicou o treinador. Mano também aproveitou para explicitar o seu pensamento sobre como irá lidar com os jovens do elenco como Mattheus, Adryan, Rafinha, Rodolfo, entre outros.

"Minha estratégia para usar os jovens é ter cuidado. O momento é de transição e não é o mais adequado para botar os meninos. A juventude faz o jogador oscilar naturalmente e, em um campeonato duro como o Brasileirão, a equipe precisa ter estabilidade. No primeiro momento, é bom usar atletas com mais rodagem porque dão uma segurança maior, mas pretendo utilizar os mais jovens a curto prazo. O segredo está no equilíbrio entre experiência e juventude", falou o técnico do Flamengo.