Notícias

José Moraes: "Lideramos os rankings municipal, estadual e nacional"

Fla coleciona 26 títulos em três anos de existência na modalidade

Por - em
No último domingo (10.11), o time de futebol 7 do Mais Querido conquistou o bicampeonato do Estadual. Este foi o 26º caneco em três anos, sempre sob o comando do treinador José Moraes. Na última conquista, a equipe contou com o goleiro Guilherme, eleito o melhor da posição do torneio, o atacante Mikimba, artilheiro com 20 gols, e o craque sérvio Petkovic. O técnico, que também é bicampeão mundial pela seleção brasileira, acredita ser um privilégio contar com tantos jogadores de talento.

"Hoje temos essa estrutura (para o futebol 7) pelo amor que temos ao esporte, pela comissão técnica fabulosa, pelo nome do Flamengo, que é o maior clube do Brasil, e pela alta qualidade técnica dos meus jogadores. A grande sacada que tivemos foi ter trazido o Petkovic. Além de ser um excelente jogador tecnicamente, é um exemplo de profissional, e ainda traz um retorno de imagem muito bom. Hoje, nós lideramos os rankings municipal, estadual e nacional, além de contarmos com nove jogadores da seleção: Boleta, Wesley, Guilherme, Rôni, Mikimba, Daniel, Dabá, Facão e Thiago Manoel", orgulha-se o técnico.

Além de treinador do Fla, José Moraes acumula os cargos de presidente do Iate Clube Jardim Guanabara e do time Iate-Modus, equipe que possibilitou a criação do time de futebol 7 do Fla, que começou em 2010, com uma parceria com o Iate Clube, na Ilha do Governador.

"Todo ano, há 37 anos consecutivos, fazemos na Ilha do Governador uma pelada de confraternização com celebridades e grandes atletas e ex-atletas. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro sugeriu a parceria com o Flamengo e então fizemos um contrato de parceria. O Flamengo fez um convênio com o Iate Clube da Ilha, fundado há 40 anos, o mais antigo clube de futebol society do Brasil, que agora é chamado de futebol 7. A prova do nosso know-how na modalidade, o resultado foi vencermos 98% dos títulos disputados desde o início da parceria", explicou José Moraes.

O treinador se orgulha das campanhas vitoriosas do time. Somente em 2013, o Fla já ganhou sete títulos, sendo apenas um deles sem ter sido conquistado invicto. 

"Este ano ganhamos o Mundial de Clubes, a Copa do Brasil, a Copa Interclubes de Futebol 7, a Copa Rio, a Copa dos Campeões, a Copa Cidade Maravilhosa e o Campeonato Carioca, a única competição que não ganhamos invictos; perdemos dois de 24 jogos", disse.

José Moraes acredita que o Rio de Janeiro é hoje a capital mundial de futebol 7, pela estrutura e pela qualidade dos clubes cariocas. Por isso, as expectativas para as próximas competições são as melhores.

"Quinta-feira que vem (14.11) começa o campeonato nacional, com primeria fase em Curitiba e segunda e terceira fases no Rio Grande do Sul. Nessa competição, jogam os principais clubes do Brasil, como Botafogo, Corinthians, Vasco, São Paulo, Internacional, Cruzeiro. Além disso, na próxima semana, vamos fazer um desafio internacional, em uma arena montada em Copacabana, em que participarão os times do Flamengo, Corinthians, Barcelona e River Plate", concluiu.