Notícias

Flamengo completa um ano com as seis CNDs

Equacionamento de dívidas fiscais foi fundamental para a nova gestão do clube

Por - em
Na quinta-feira, dia 03 de abril, fará um ano que o Clube de Regatas do Flamengo obteve todas as Certidões Negativas de Débito (CNDs) junto ao governo. Apesar das dificuldades financeiras e da constante busca pelo equilíbrio orçamentário, o Flamengo construiu uma nova imagem: um clube responsável, que honra com suas dívidas, seja em qualquer esfera do governo, inclusive no recolhimento do FGTS de todos os seus funcionários.

Em 2013, após três meses de gestão, a nova diretoria, em conjunto com os departamentos financeiro e jurídico, renegociou as dívidas com os Governos e pagou R$ 40 milhões em impostos, recuperando a credibilidade da instituição perante as esferas Federal, Estadual e Municipal. As negociações decretaram o equacionamento das dívidas fiscais do clube, especialmente a maior delas, com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. O Flamengo possui, desde então, todas as seis CNDs:

- certidão conjunta de tributos federais e dívida ativa da União;
- certidão previdenciária (INSS);
- certidão de regularidade do FGTS;
- certidão negativa de débitos trabalhistas (CNDT);
- certidão de regularidade de tributos estaduais;
- certidão de regularidade de tributos municipais.

As conversas com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, que culminaram na obtenção das CNDs, tiveram início logo no dia da cerimônia de posse do presidente Eduardo Bandeira de Mello, no dia 27 de dezembro de 2012. A estratégia partiu da vice-presidência de finanças, aliada à vice-presidência jurídica.