Notícias

56 anos de Tita

Um dos craques das conquistas da América e do Mundo faz aniversário neste dia primeiro

Por - em
Há exatos 56 anos, nascia Mílton Queiroz da Paixão, o Tita. O carioca nascido em 1958 foi um dos grandes nomes que já jogou como meia vestindo o Manto Sagrado. Contemporâneo do maior ídolo da Gávea, Zico, Tita jogou no Rubro-Negro de 1977 a 1982, voltando em 1983 e ficando até 1985. Em 390 jogos, o ídolo marcou 135 gols, o que faz dele o 11º maior artilheiro da história do clube e o 19º jogador que mais atuou com a camisa rubro-negra.

A lista de títulos conquistados pelo Mais Querido inclui os dois maiores feitos da história rubro-negra: o Mundial Interclubes e a Taça Libertadores, ambos em 1981. Além das conquistas internacionais, Tita participou das campanhas vitoriosas dos Campeonatos Brasileiros de 1980 e 1982, além dos Campeonatos Cariocas de 1978, 1979-Especial, 1979-Estadual e de 1981.

No Tricampeonato de 1979, o ex-atleta foi um dos heróis da conquista, fazendo o gol decisivo do 2º turno do Carioca Estadual, na vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, além de marcar duas vezes na vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, que, praticamente, garantiu o título do 3º turno, e automaticamente o Tricampeonato Estadual. Nesses dois jogos em que fez os gols do título, Tita estava jogando na vaga de Zico, machucado, e teve a honra de usar a mítica camisa 10 do Galinho, o que iria se repetir após a saída do maior ídolo rubro-negro para a Udinese, da Itália.

Destaque das categorias de base do Flamengo, na Escolinha e no Juvenil, Tita foi treinado por craques como Zizinho e Pavão e conheceu ainda jovens craques como Adílio e Julio César Uri Geller. Franzino, mas muito talentoso, o jogador passou por um tratamento físico semelhante ao que Zico fez quando garoto. O resultado foi a formação de um atleta extremamente versátil; como profissional, atuou em várias posições: ponta-direita, ponta-esquerda, meia, ponta-de-lança e até de centroavante.

Adílio lembra que a paixão de Tita pelo Fla é antiga. "Nós chegamos juntos no Flamengo, na categoria dente de leite, hoje o Mirim. Quando jogávamos nas categorias de base, a gente fazia muita preliminar de jogos profissionais. Um deles foi daquele histórico Flamengo x Botafogo (em 1972), que eles ganharam de 6 a 0 de nós. A gente assistiu nas cadeiras e prometemos que, quando fôssemos profisisonais, iríamos devolver esse resultado. E quando conseguimos (em 1981), só nos olhamos e nos abraçamos. Tínhamos realizado nosso sonho", conta. Adílio também conta como começou a história de Tita no Flamengo. "Uma vez, ele foi em uma loja de esportes comprar material. Ele pediu um meião do Flamengo, mas o vendedor disse que o único que tinha estava rasgado, mas ele quis assim mesmo. Na loja, tinha um diretor do clube, o Seu Ramalho, que vendo o quanto o Tita era apaixonado pelo Fla, deu a ele um cartão convidando para a base, onde ele entrou e foi até o profissional", revelou.

Jogando pelo Flamengo, Tita foi convocado para a seleção brasileira pela 1ª vez em 1979, quando disputou a Copa América, e jogou ao todo 21 partidas pelo Brasil como atleta do Mais Querido, fazendo 5 gols.