Notícias

Isso aqui é Flamengo

Rubro-Negro supera o Vasco com gol de Márcio Araújo, aos 47 minutos do segundo tempo

Por - em
Emoção nos 180 minutos da decisão. Assim como na partida de ida, na tarde deste domingo (13.04) o Flamengo saiu atrás no placar e foi buscar o empate, que servia para o Rubro-Negro, melhor colocado da fase classificatória. Se na partida de ida o tento foi marcado por Paulinho, desta vez foi de Márcio Araújo o trabalho de colocar a bola na rede, diante de quase 50 mil torcedores, e dar o 33º título do Carioca ao Flamengo. Em um campeonato em que praticamente todos os jogadores do elenco entraram em campo para defender o Manto Sagrado, o Mais Querido foi merecedor e levou mais um título para a Gávea, novamente sobre seu maior rival, para o delírio da Maior Torcida do Mundo.
 
Debaixo de chuva, a primeira chance do Rubro-Negro foi aos oito minutos do primeiro tempo. Depois de roubada de bola, Éverton recebeu e chegou com perigo pela direita, mas o cruzamento acabou saindo fraco. Aos 11, em cobrança de falta, Douglas chutou cruzado e André Rocha quase marcou em desvio para o Vasco. A resposta do Fla veio novamente em contra-ataque de Éverton, que já ia ficando cara a cara com o goleiro, quando foi derrubado pelo último homem do Cruzmaltino. Aos 27, Paulinho tentou jogada ofensiva em velocidade, mas a bola não alcançou nem Éverton, nem Alcesandro. Um minuto depois, Márcio Araújo encontrou Paulinho bem posicionado, o atacante avançou e emendou de fora da área, mas o chute não saiu com força e passou perto da trave direita do arqueiro do Vasco. Ambas equipes tentavam o gol, mas não conseguiam dar trabalho aos goleiros. Até que aos 32, em mais um contra-ataque, mano a mano, Paulinho arriscou novamente de fora da área e Martín Silva espalmou; no rebote, Éverton dividiu com o goleiro, em novo rebote, André Santos chutou, mas o bandeirinha já havia paralisado a partida marcando impedimento. O Cruzmaltino tentou na sequência, mas o chute de Thales passou bem acima do travessão de Felipe. Aos 39, Luiz Antonio aproveitou que o Vasco perdeu a bola no ataque para pegar a zaga cruzmaltina de surpresa, mas o chute de longa distância não teve a direção esperada.
 
O segundo tempo começou com pressão vascaína. Aos sete minutos, a bola pipocou na área e Douglas, Felipe Bastos e Diego Renan ofereceram perigo ao goleiro Felipe. A resposta rubro-negra veio em linda triangulação, com direito a passe de calcanhar de Alecsandro para André Santos, mas o lateral não foi feliz no chute. Após chapéu de Paulinho, foi marcada falta no atacante rubro-negro. Quando a bola parou para a cobrança, o clima esquentou entre Chicão e André Rocha e os dois foram expulsos. Jayme sacou Éverton e entrou Erazo, para recompor a zaga. Aos 19, o Vasco teve duas grandes chances, mas a bola não foi para a rede. Aos 30, Douglas abriu o placar para o Cruzmaltino, em cobrança de pênalti. Mas o jogo ainda reservava mais emoções para a Nação. Depois de alguns minutos de jogo tenso e pressão do Vasco, aos 47 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio, Wallace cabeceou na trave, a bola quicou perto da linha e sobrou para Márcio Araújo empurrar para a rede, deixando em êxtase os torcedores rubro-negros no Maracanã. O empate já era um resultado suficiente para o Flamengo ser, pela 33ª vez, campeão carioca.
 
Márcio descreveu a sensação de ser o herói de um título diante da Nação. "É de arrepiar. Só o Flamengo para nos proporcionar tanta alegria, tanto sofrimento. O torcedor adversário já estava gritando olé, e a gente pôde fazer o gol. Num momento de angústia, consegui coroar com o título", comemorou.