Notícias

Dedicação, intensidade e suor

Flamengo finaliza preparação em Atibaia após 10 sessões de treinamentos. Trabalhos seguem em dois períodos nesta terça-feira, no Ninho do Urubu

Por - em
A permanência da delegação rubro-negra em Atibaia terminou nesta segunda-feira (23.06), após mais uma atividade pela manhã, que durou uma hora e meia. Os atletas fizeram trabalho funcional e de core, além de musculação. O grupo viajou para o interior paulista após a reapresentação, na última segunda-feira (16.06). Desde então, o jogadores foram submetidos a intensos trabalhos físicos, táticos e técnicos.
 
Logo no primeiro dia, o coordenador da preparação física Alexandre Lopes e os demais preparadores, Daniel Félix e Marcos Lima, promoveram duas atividades físicas de quase três horas no hotel Bourbon, onde a delegação ficou concentrada. A primeira parte ocorreu na academia, e a segunda, no campo, tudo sob observação do fisiologista Cláudio Pavanelli, do fisioterapeuta Mario Peixoto e do médico Marcio Tannure.
 
Na quarta-feira (18.06), os atletas realizaram alongamentos e um trabalho de core, na quadra de tênis do resort, antes de irem para o gramando. Nesta segunda parte, apuraram o ritmo e a velocidade sob os cuidados de Marcos Lima, que gritava palavras de incentivo a todo instante. As exceções foram Alecsandro e Hernane, que se exercitaram separadamente e evoluíram bem com trabalhos na quadra de areia, campo e piscina.
 
À tarde da quarta também foi marcada pela transição física-técnica, comanda por Ney Franco. O treinador e o auxiliar Éder Bastos conversaram com os atletas sobre as atividades que seriam desenvolvidas e, à noite, fizeram uma explanação teórica para os jogadores com objetivo do entendimento da filosofia e metodologia para a retomada das vitórias do Flamengo.
 
Presidente assiste ao treino
 
Após o trabalho de core e alongamento com Marcos Lima, o preparador Alexandre Lopes e o auxiliar técnico Éder Bastos aproveitaram a manhã de quinta-feira (19.06) para um treino físico-técnico no gramado, voltado para a parte física. O grupo foi dividido em três, em quadrados pequenos demarcados no campo. Enquanto isso, os goleiros foram observados de perto pelo analista de desempenho Rafael Vieira durante treinamento com o treinador de goleiros Wagner Miranda. À tarde, ao lado do Diretor Geral Fred Luz e do Diretor Executivo de Futebol Felipe Ximenes, o Presidente Eduardo Bandeira de Mello assistiu ao primeiro treino tático promovido por Ney Franco.
 
Léo, Nixon e Éverton integraram-se ao grupo na sexta-feira (20.06), que começou como nos outros dias, com muita intensidade e dedicação por parte dos jogadores. Após a musculação, os atletas foram a campo e se movimentaram por uma hora e meia no treino físico-técnico comandado por Ney Franco e o auxiliar Éder Bastos, com foco na marcação e na posse de bola.
 
Fim de semana de treinos técnico-táticos
 
O treinador aproveitou o sábado e o domingo para promover dois coletivos, utilizando a formação com três zagueiros como uma das variações dos sistemas de jogo. No primeiro dia, Paulo Victor e Felipe revezaram nas balizas, no segundo, Paulo Victor e César, enquanto Felipe ficou na musculação e Luan com o treinador de goleiros Wagner Miranda. Uma das equipes foi escalada com Léo Moura, Wallace, Chicão, Samir e André Santos; Cáceres, Elano e Mattheus; Éverton e Paulinho. A outra teve Léo, Marcelo, Fernando e João Paulo; Amaral, Márcio Araújo, Luiz Antonio e Lucas Mugni; Gabriel e Negueba. Nos dois dias, os jogadores Digão, Frauches, Recife, Muralha, Igor Sartori, Arthur, Nixon e Alecsandro (apenas no domingo), trabalharam com Alexandre Lopes e entraram no decorrer do coletivo. Hernane deu seqüência aos exercícios na quadra de areia.
 
Os atletas elogiaram a preparação e resumiram o sentimento após os treinamentos em Atibaia: "Sem sacrifício, não há vitória", destacou Samir. "Os treinamentos foram ótimos. Basta todos assumirem o compromisso de se ajudarem para dar tudo certo.", afirmou Chicão. Por último, Paulo Victor disse que a viagem foi proveitosa para a comissão técnica conhecer o elenco. "Ney Franco procurou ver o ponto forte de cada jogador para fazer o time encaixar. Temos tudo para ter uma sequência boa e conseguir ter um time com a cara do Flamengo."
 
"A semana em Atibaia foi fundamental para aprimorarmos o trabalho e o Flamengo voltar a ser protagonista. A comissão técnica exigiu muito a parte física, técnica e tática. Houve uma palestra para os atletas entenderem bem o que a comissão técnica quer e o que o Flamengo precisa para voltar a vencer. Esse é o caminho.", explicou o diretor executivo Felipe Ximenes. "Atibaia concede ótima estrutura. Pudemos desenvolver um trabalho de qualidade, de excelência. O grupo pôde ficar junto o tempo inteiro, unido, alimentando-se e dormindo bem. Vamos voltar colocar o Flamengo nos trilhos e retomar as vitórias", concluiu.
 
O elenco rubro-negro volta a trabalhar nesta terça-feira (24.06), às 09h, no Ninho do Urubu.
 
Veja abaixo a programação da semana:
 
Terça-feira, 24/06
Treino – 09h
Treino – 15h30

Quarta-feira, 25/06
Treino – 09h
Treino – 15h30

Quinta-feira, 26/06
Treino – 15h30

Sexta-feira, 27/06
Treino – 09h

Sábado, 28/06
Treino – 09h

Domingo, 29/06
Jogo treino – 10h