Notícias

Seleção da Holanda tieta Zico

Galinho vai com filho e netos à sede da Gávea para assistir ao treino da Holanda e é presenteado com camisa da seleção personalizada e autografada por todo o time

Por - em
A Holanda recebeu a visita de um rei em seu último treino na Gávea antes da viagem a Fortaleza, para enfrentar o México no domingo (29.06), mas não foi de Willem-Alexander. Zico, o "Pelé Branco", segundo Huntelaar, ou a "Lenda", como disse Robin Van Persie, assistiu ao treinamento dos jogadores da Laranja na manhã desta quinta-feira (26.06), na sede do Fla. Segundo o próprio Galinho, os principais responsáveis pela visita foram seus netos, Felipe, de seis anos, e Gabriel, de quatro, que queriam ver de perto seu ídolo Van Persie. Os meninos foram ao treino uniformizados da cabeça aos pés: chuteiras, calção e camisa da equipe inglesa defendida pelo holandês.

O eterno camisa 10 da Gávea tietou e foi tietado pelos astros da Holanda, que mostraram enorme carinho por Zico. Como presente, das mãos do treinador Louis van Gaal, o maior ídolo do Rubro-Negro recebeu uma camisa da seleção holandesa, autografada por todo o elenco holandês, personalizada com seu nome e o número 10.

"Fico feliz por eles estarem satisfeitos e treinando bem aqui no Rio. É muito bom que sejam bem recepcionados. Sempre que jogamos a Copa do Mundo fora do país, fomos bem tratados. Fiz questão de perguntar sobre isso e estão muito felizes com o que os cariocas e os brasileiros em geral têm feito. Os holandeses são realmente assim, muito disponíveis. Estão sendo muito bem tratados e se sentindo em casa. Fiquei ainda mais feliz pela forma com que fui tratado por eles", disse.

Vendo de perto o gramado, a arquibancada e os vestiários do campo de futebol da Gávea, Zico elogiou a reforma, semelhante a que foi feita no Centro de Futebol Zico (CFZ), e espera que as equipes rubro-negras de futebol possam tirar proveito das novas instalações após a Copa do Mundo.

"A estrutura montada para eles foi muito boa. O gramado está um brinco e agora deve ser conservado dessa forma para que o Flamengo usufrua disso. Posso falar da estrutura porque tudo isso que foi feito aqui também fizemos no meu centro de treinamento de futebol (CFZ), para receber os árbitros, que querem o mesmo padrão. O gramado está espetacular, mas é muito importante a conservação dele para que as categorias de base e até o time profissional possam usar da melhor maneira",

Van Gaal, Sneijder, Van Persie, Huntellar, Robben, Kuyt e De Jong foram os holandeses que mais tietaram o Galinho. Em meio a fotos, abraços e bate-papo, Zico aproveitou para rever antigos companheiros de futebol.

"Já tinha estado com o Van Persie na Alemanha quando dirigi um time que ele defendia. Quanto ao Louis van Gaal, nos enfrentamos quando ele treinava o AZ Alkmaar e eu o Fenerbahce, time que hoje joga o Kuyt. O Huntelaar eu enfrentei em um jogo amistoso, em janeiro, quando o Shalke enfrentou o Al Gharafa. Então pode-se dizer que tenho conhecimento com alguns, e isso ajuda, não é", brincou o ídolo rubro-negro.

Além dos holandeses, outro europeu se declarou fã de Zico nesta Copa do Mundo. Fabio Cannavaro, capitão da Itália campeã do mundo em 2006, registrou seu encontro com o Galinho em suas redes sociais. O ex-zagueiro elegeu o craque, a quem chamou de "lenda", como uma das figurinhas mais difíceis de achar na época em que colecionava o álbum da Copa. Décadas depois, a publicação teria um espaço para seu cromo nas páginas da Azzurra.

"Também sou fã dele. O Cannavaro é um dos melhores zagueiros da história do futebol italiano e ficou apaixonado pelo Maracanã. Ele comentou que nunca viu um estádio com uma atmosfera como aquela e eu, na mesma hora, o convidei para jogar aqui no Jogo da Estrelas, em dezembro. Sem pensar duas vezes, já aceitou. Vamos ver se consigo trazê-lo realmente (risos). Assim como ele, outros grandes atletas do futebol mundial estão por aqui prestigiando a Copa do Mundo, sentindo o astral e vendo, de perto, porque o Brasil é o país do futebol", afirmou o Galinho.

Presente em todos os jogos da Copa do Mundo realizados até agora no Maracanã, Zico disse não ter tido muita sorte nos confrontos que viu na arquibancada, mas lembrou de outros embates memoráveis que assistiu pela televisão.

"Bom, os jogos que tenho gostado mais estou assistindo em casa (risos). Quanto aos jogos que assisti no Maracanã, não foram muito bons. Assisti a todos os quatro aqui no Rio. Argentina x Bósnia teve um primeiro tempo muito ruim, mas o gol do Messi salvou o jogo. Fui também ao Espanha x Chile, que foi muito bom, com os chilenos fazendo uma partida excepcional. Agora, França x Equador e Rússia x Bélgica foram decepcionantes pela qualidade do futebol. Pela televisão, assisti a três grandes jogos da Holanda, boas partidas do Brasil, principalmente esta última contra Camarões. Alemanha x Portugal também foi um jogaço. Nessa Copa do Mundo estamos vendo jogos emocionantes, com uma média de gols bem alta... Ontem, Argentina x Nigéria foi a prova do que está acontecendo. Acho que o bom astral do país também faz com que os jogadores entrem em campo relaxados e joguem bem", disse.

Jogando pela seleção brasileira, Zico vestia a camisa 10, que hoje leva o nome de Neymar. Para o Galinho, o jovem craque está sabendo assumir a responsabilidade e andando pelo caminho certo para se firmar cada vez mais

"Estou muito feliz pela forma com que Neymar está se apresentando, tomando a iniciativa, chamando a responsabilidade. Ele está buscando, com muita personalidade, fazer aquilo que se espera dele. Além disso, está jogando um futebol solto, alegre e não é a toa que está sendo o grande destaque da seleção brasileira", elogiou.