Notícias

Qual sua letra favorita que tenha o Fla no texto?

O Mais Querido é campeão de terra, mar e música: conheça algumas canções

Por - em
Não existe clube brasileiro mais homenageado e mencionado em canções populares que o Flamengo. Natural: a maior torcida do Brasil tem entre seus membros uma grande quantidade de grandes compositores, além do time fazer parte do imaginário também de músicos que torcem por outros times. Todo torcedor sabe de cor a letra do hino cantado nas arquibancadas, mas há muitas outras músicas que lembram o Mais Querido e estão na boca de todos. E o sócio-torcedor que enviar seu vídeo cantando ou tocando qualquer uma delas pode participar da promoção exclusiva e concorrer a uma guitarra rubro-negra da Waldman.

Algumas das mais marcantes homenagens musicais ao Flamengo foram escritas por Jorge Ben Jor. País Tropical, que ficou famosa primeiro na voz do também rubro-negro Wilson Simonal e depois ganhou inúmeras versões, tem a paixão pelo clube em um dos seus versos mais marcantes: "sou Flamengo e tenho uma nega chamada Tereza!"


Mas o Rubro-Negro ainda voltou a aparecer na obra de Ben Jor em outras músicas famosas. Fio Maravilha "tabelou, driblou dois zagueiros, deu um toque, tirou do goleiro, só não entrou com bola e tudo porque teve humildade" e não só marcou um golaço, mas também se tornou um personagem inesquecível da música popular brasileira. E o maior craque da história do Flamengo, Zico, foi outro a ganhar homenagem do carioca da Tijuca que quando garoto sonhava em ser jogador de futebol em Camisa 10 da Gávea, que pergunta: "é falta na entrada da área, adivinha quem vai bater?"

Zico também foi o personagem principal de uma composição de Moraes Moreira. Saudades do Galinho surgiu em 1983, quando o craque deixava o Flamengo para se tornar também ídolo da italiana Udinese. Na música, o compositor baiano, que também escreveu Vitorioso Flamengo, se perguntava como seriam suas tardes de domingo sem Zico no Maracanã, pois "a cada gol do Flamengo se sentia um vencedor". Como todos sabem, o eterno camisa 10 retornou poucos anos depois e ainda conquistou mais um título brasileiro em um domingo de 1987, no Estádio Mário Filho.

Há muito mais. Djavan, em Boa Noite, canta: "Ainda bem que eu sou Flamengo / Mesmo quando ele não vai bem / Algo me diz em rubro-negro / Que o sofrimento leva além / Não existe amor sem medo / Boa noite!".  Wilson Batista, que escreveu o inesquecível  Samba Rubro-Negro ("Flamengo joga amanhã e eu vou pra lá / Vai haver mais um baile no Maracanã..."), fez pelo menos outros 5 sambas sobre seu time. Outras homenagens vieram de torcedores-músicos de estilos tão diferentes quanto Wando, Claudinho e Buchecha, Bezerra da Silva, Bebeto e Luiz Ayrão. Sem falar, claro, nas inúmeras versões gravadas para o hino composto pelo americano Lamartine Babo e do samba-enredo da Estácio de Sá, que em 1995 comemorou na Sapucaí o centenário da fundação rubro-negra. 

Claro, muitas das homenagens musicais mais marcantes surgem em forma de cantos de arquibancada, no meio da torcida. Porém, mesmo alguns craques da música que se vestem com outras cores nas arquibancadas não deixaram de lembrar o Flamengo. Tá certo que o vascaíno Aldir Blanc teve como parceiro o rubro-negro João Bosco em Incompatibilidade de Gênios, que reclama da mulher que troca o rádio de estação na hora de um jogo do Flamengo, e em Gol Anulado, em que um cruzmaltino fica furioso ao descobrir por um grito de gol que a mulher, que acreditava dividir com ele a paixão fubolística, na verdade tinha o coração vermelho e preto.Mas mesmo o icônico tricolor Chico Buarque citou o maior rival de seu clube em alguns versos: "Ela gosta do tango, do dengo, do Mengo, domingo e de cosca", em Jorge Maravilha;  e "Quieta que eu quero ouvir Flamengo e River Plate!", em Biscate.

Concorra a uma linda guitarra rubro-negra! Se você é sócio-torcedor, envie um vídeo cantando uma música que lembre o Flamengo – vale de qualquer estilo, o hino ou mesmo cantos de torcida –, clique aqui e participe da promoção. Se ainda não é do Nação Rubro-Negra, está na hora de aderir, pois a força do Flamengo é a sua torcida: clique aqui