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Campanha de doação é organizada por torcedores

Projeto Flamengo da Nação pretende arrecadar dinheiro para contratações do time profissional de futebol; ação será aberta por doação simbólica do presidente nesta quarta-feira

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A Maior Torcida do Mundo quer novamente fazer a diferença. E dessa vez, não será nas arquibancadas e sim nos cofres do Flamengo. Uma campanha de doação voluntária de dinheiro foi idealizada por um grupo de torcedores rubro-negros, que pretendem arrecadar valores para contratações do time de futebol profissional do Clube: o dinheiro não será empregado em rescisões ou salários. Apresentado à diretoria, o projeto foi aprovado e teve uma conta para depósito de doações disponibilizada pelo Mais Querido. O valor mínimo será de R$ 5. No site do Flamengo da Nação haverá extratos bancários e um relógio financeiro informando o valor arrecadado diariamente, já que a transparência é um dos pilares do movimento.

Um dos idealizadores, o rubro-negro Lucas Defanti conta como surgiu o Flamengo da Nação. "Criei um grupo no Facebook chamado 'Flamengo a 1 Real' para difundir essa ideia, que inicialmente era para a doação de, pelo menos, R$ 1 por mês. Soubemos que era inviável e que por questões bancárias o mínimo deveria ser de R$ 5. Apresentamos o projeto para a diretoria, que aprovou e nos deu uma conta. Somos a maior torcida do mundo, está na hora de participarmos da vida financeira do clube, trazer o torcedor para perto. A ideia central é dar à torcida a chance de reerguer o time, de ver o jogador que ela pagou em campo", disse. São também idealizadores do Projeto os rubro-negros Sandro Rilhó, Carlos Henrique Santos, Vinícius Teixeira e Fabrício Teixeira.

Lucas chama atenção para o fato de que o projeto tem cunho popular, mas cada torcedor pode contribuir com o que puder. Segundo estudo da Pluri Consultoria, de 2013, a torcida rubro-negra é a que possui mais renda no Brasil, com um rendimento mensal estimado em R$ 26,3 bilhões (R$ 316 bilhões/ano).

"Todos podem ajudar, cada um oferece o valor que pode, a partir do mínimo de R$ 5, e tem a garantia da transparência da operação. Temos um sistema para colocar os extratos e um relógio financeiro no site. Além disso, o Flamengo se propôs a fazer auditoria a cada seis meses. O movimento é pelo amor ao clube, o retorno para o torcedor será ver o time dele bem em campo", explicou.

Com o baixo valor mínimo de doação, a chave do sucesso da campanha é divulgação em massa: quanto mais rubro-negros souberem das facilidades e da responsabilidade com que seu dinheiro será tratado, maior será o valor arrecadado. Lucas contou sobre os planos de comunicação que já existem e as ideias para o futuro. "Temos páginas e grupos do Facebook e estamos entrando em contato com as embaixadas do Flamengo, além da mídia que gerou em portais de esporte e blogs. Amanhã (quarta-feira), vamos ao Ninho do Urubu, onde teremos uma coletiva e uma doação simbólica feita pelo presidente (Bandeira de Mello). A partir daí, estará liberado para toda torcida. Como esse projeto parte da torcida, vamos buscar patrocínios para nos mantermos. Com o lançamento do site, já faremos um caixa para ter capacidade financeira para divulgação, sem nenhum recurso do Flamengo. Para ajudar, o torcedor pode ir em qualquer agência física da Caixa Econômica, ou fazer a transação pela internet, ou ir à qualquer casa lotérica. Temos projetos para outras formas de pagamento mobile, mas nada certo ainda", contou.

Por fim, Lucas deixou um recado para a Nação. "A oportunidade de ajudar está batendo na porta, depois de um esforço muito grande para tirar do papel a máxima de que a maior torcida do mundo faz a diferença. É utopia achar que todos os 40 milhões de rubro-negros vão doar, mas se cada um der o que puder, podemos fazer uma grande mudança".