Notícias

Flamengo na seleta lista de clubes aptos a receber recursos da Lei Pelé

Por - em
Caros amigos,

Escrevo-lhes para dar uma boa notícia: o Flamengo está oficialmente na lista seleta de 16 clubes aptos, em todo o Brasil, a receber recursos da chamada Lei Pelé. Essa chancela definitiva é importantíssima para os Esportes Olímpicos do nosso clube, já que permitirá ao Flamengo o acesso à parte do fundo de formação de atletas olímpicos (hoje em R$ 140 milhões - recursos acumulados de mais de três anos) oriundos do percentual de 0,5% da arrecadação da loteria esportiva. A seguir, segue o grupo apto de 16 agremiações, anunciado pela Confederação Brasileira de Clubes (CBC) no dia 27/08/2014:




*fase final de avaliação pelo atraso dos Correios

Observando a lista, constatamos que, dentre os clubes de futebol de todo o Brasil, somente o Flamengo e o Paraná Clube foram considerados aptos. No caso de clubes sediados no Estado do Rio de Janeiro, somente Flamengo e Tijuca T.C terão acesso a esses recursos. Essa luta pelos recursos para os esportes olímpicos teve início em 2007 e o Flamengo teve papel decisivo desde o começo das discussões. Mais recentemente, conquistamos os pré-requisitos mínimos, que somente 15 co-irmãos no Brasil possuem atualmente:

Em abril/13, demos um passo decisivo, tomando uma decisão política de utilização de nossos recursos através do nosso acordo com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, que resultou na reestruturação de nossa dívida e consequente recuperação das certidões negativas de débito. 

Em novembro/13, o Flamengo liderou o processo de pressão para a em Brasília para a liberação dos recursos, formulando o "MANIFESTO DOS CLUBES FORMADORES DE ATLETAS OLÍMPICOS E PARAOLÍMPICOS", co-assinado por vários clubes que estão na mesma trincheira de nossa luta.

Em abril/2014, o Conselho Deliberativo do C.R. Flamengo, em sessão histórica com a presença de vários atletas do clube, em uma demonstração aberta de nosso espírito democrático, aprovou por unanimidade a adaptação de nosso estatuto à Lei Pelé (que melhora de forma importante a transparência da gestão do clube). Foi importantíssima a compreensão dos conselheiros de nossa proposta, que repetia até de forma redundante alguns trechos da lei, para não corrermos nenhum tipo de risco de análise das mudanças. 

No mesmo abril/14, o Conselho Deliberativo também foi fundamental no processo através da necessária aprovação das contas do clube referentes ao período de 2011 a 2013.

Em agosto/14, conseguimos, através de um acordo com o Banco Central, remover nosso nome do Cadastro de Inadimplentes (CADIN), em um processo referente à multa da autoridade monetária ao Flamengo relativa às transações de jogadores de futebol na década de 90. 

No mesmo mês de agosto/14, completamos a farta documentação exigida pela Confederação Brasileira de Clubes nessa longa caminhada.

Enfim, hoje, após a divulgação das entidades aptas a receber recursos da Lei Pelé, o Flamengo encontra-se na elite da transparência como clube-cidadão do Brasil. Enorme orgulho! Todos foram responsáveis para chegarmos nesse dia: Ex-dirigentes que começaram essa luta no campo político e esportivo em prol dos esportes olímpicos; os sócios que aprovaram a ideia do clube cidadão, pagador de seus impostos; dos conselheiros que compreenderam e votaram no caminho na direção de uma governança mais moderna e da aprovação das contas. Obrigado a todos! Porém, nada foi mais importante do que o sentimento olímpico mais puro de mais de 1 mil atletas que representam o manto sagrado rubro-negro no Brasil e pelo mundo afora, o sonho dos 2.500 alunos da Escola de Esportes Sempre Flamengo e a tenacidade de 150 profissionais que cercam toda essa estrutura.

Agora que estamos aptos a receber recursos, já enviamos os nossos primeiros projetos que já estão sendo analisados pelo corpo técnico da Confederação Brasileira de clubes. Não há nada garantido ainda, mas já percorremos grande parte do caminho. Vamos correr atrás de cada centavo que o Flamengo merece por ser um clube cidadão, pagador de seus impostos e histórico formador de atletas olímpicos! Esse sacrifício e exemplo entre os clubes do Brasil vai valer muito a pena para a nossa reestruturação. O primeiro chamamento de projetos – relativo à aquisição de equipamentos – terá seus resultados divulgados até o final de outubro/14, com a liberação dos recursos até o final do ano.

A árdua luta para se fazer esporte olímpico no Brasil de uma forma estruturada continua em várias frentes! Hoje, porém, todos nós, rubro-negros, participantes desse processo, merecemos parabéns por esse reconhecimento. 

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo. 
Abraços,

Alexandre Póvoa
Vice-Presidente de Esportes Olímpicos