Notícias

Ginastas do clube viajam pela Seleção para aclimatação

Com quatro atletas rubro-negras, delegação treina no Japão antes de seguir para Mundial na China, dia 26

Por - em
As rubro-negras da Seleção Brasileira de ginástica artística entram na reta final de preparação para o Campeonato Mundial de Nanning, na China. Antes do início da competição, no dia 3 de outubro, a delegação fará um período de aclimatação no continente asiático. Nesta quinta-feira (11.09), as convocadas embarcaram para Tóquio, no Japão, onde será o último estágio de treinamento. De lá, seguem para a China, no dia 26 de setembro. Este é o maior desafio do ano para a modalidade, que pode garantir vaga para o país no Mundial de 2015, competição classificatória para Rio-2016.

"O mais importante é classificar entre as 24 primeiras, o que elas devem conseguir com certa facilidade, e quem sabe buscarmos uma final individual geral em algum dos aparelhos. Elas estão muito bem preparadas. Competiram pelo Pré-Pan, no Canadá, e foram melhor do que esperávamos. Faz tempo que não temos um mundial por equipes e apenas duas atletas já participaram dessa competição, as outras são novatas", analisou Keli Kitaura, treinadora das meninas no Clube.

Isabelle Cruz, Julie Kim Sinmon, Letícia Costa e Maria Cecília Cruz são as rubro-negras que fazem parte da Seleção. A jovem Rebeca Andrade também fará parte dos treinamentos, pela experiência, mas não seguirá para o Mundial, já que não tem idade suficiente para a competição este ano. Entre os técnicos, Francisco Porath Neto e Ricardo Pereira também representam o Flamengo.

"Nossas atletas têm um papel importante porque esse mundial é aquele que classifica para o outro mundial, que é o pré-olímpico. Em suma, temos de ter uma boa participação para garantir a vaga para Olimpíadas por equipe. Todas as meninas estão muito unidas e a apresentação delas está muito segura. Elas vêm treinando muito e tendo um grande rendimento com o Alexandrov. Estão curtindo o momento, se dedicando aos treinamentos, têm se mostrado numa estabilidade profissional muito boa e querendo acertar cada vez mais", elogiou a gerente de esportes terrestres do Flamengo, Luisa Parente.

O Mundial deste ano classifica 24 equipes com cinco atletas cada para o Mundial de 2015. No próximo ano, os oito primeiros países estão garantidos nos Jogos Olímpicos, e do nono ao 16º colocado seguem para o Pré-Olímpico em 2016, que garante mais quatro nações nos Jogos do Rio.