Notícias

Filha de Zizinho fala de amor do mestre pelo Flamengo

Ídolo de Pelé, Mestre Ziza é um dos grandes craques da história rubro-negra

Por - em
Thomaz Soares da Silva, o Zizinho (1921-2002), completaria 93 anos neste domingo (14.09). Nascido em São Gonçalo, o meia direita foi ídolo de infância de Pelé e de toda a Nação Rubro-Negra. Atleta de rara inteligência, dentro e fora de campo, era considerado o melhor jogador brasileiro na década de 1940 e um clássico exemplo da máxima "Craque o Flamengo faz em casa". Sua filha Nádia Naira da Silva conta uma de suas lembranças preferidas com seu pai, a quem considerava um grande amigo.

"Me lembro de um milhão de histórias com meu pai. Minha relação com ele sempre foi maravilhosa. Ele era mais que um pai, sempre se colocou para mim como um amigo. Papai era uma pessoa que se importava verdadeiramente com o esporte e que conhecia muito de futebol. Me passou muita coisa boa, acima de tudo valores morais. Apesar da pouca escolaridade, era muito inteligente, lia muito. Dentre todos os momentos, talvez o que mais tenha marcado seja uma visita nossa à Gávea, um ano antes de seu falecimento. Aquela visita me mostrou o quanto ele amava o Flamengo. Foi um momento muito bonito, lindo mesmo. Tenho uma enorme satisfação de ter proporcionado esse momento para ele, que ficou muito emocionado, recordando cada canto do clube. Ele foi comigo por uma questão de trabalho e acabou se tornando uma das lembranças mais bonitas que tenho com ele".

Sua carreira começou em 1939 no Rubro-Negro, onde ficou até 1950. Em 11 anos vestindo o Manto Sagrado, Zizinho marcou 145 gols em 318 jogos e conquistou o primeiro Tricampeonato Carioca do Flamengo (1942/1943/1944) sendo o principal jogador daquela equipe.

Esse também foi o primeiro grande feito do clube no futebol, que com grande ajuda do craque se tornava o Mais Querido do Brasil. Desfilando raça e habilidade dentro das quatro linhas, antecipava as jogadas e compreendia como poucos a dinâmica do futebol. Por isso, passou a ser reverenciado como Mestre Ziza. Segundo Nelson Rodrigues, "bastava os alto-falantes do Maracanã anunciarem o nome de Zizinho para saber quem seria o vencedor da partida".