Notícias

José Neto: "Se temos uma chance, é nela que devemos pensar"

Técnico do basquete rubro-negro concede entrevista ao Site Oficial

Por - em
A uma semana do primeiro jogo das finais da Copa Intercontinental de Basquete, o comandante rubro-negro José Neto falou sobre a grandeza da competição, que abre a temporada mais especial da história da modalidade no Flamengo. Depois das partidas contra o campeão europeu, Maccabi Tel Aviv, nos dias 26 e 28 de setembro - que já tem ingressos à venda -, o Orgulho da Nação terá pela frente três amistosos na pré-temporada da NBA - veja como comprar passagens e ingressos -, e a defesa dos títulos estadual, nacional (NBB) e continental (Liga das Américas).

"Até o mundial, temos que ser especialistas em Maccabi. Esse é nosso foco, no que podemos fazer para trazer esse título para o Brasil. É uma tarefa muito difícil, pelo investimento que eles fazem. Mas se temos uma chance, é nela que devemos pensar", disse Neto.

Na quinta-feira (18.09), a equipe se apresentou na Gávea, com o novo uniforme adidas para a temporada. O Vice-Presidente Alexandre Póvoa falou sobre o momento fantástico que vive o Flamengo. O Diretor Marcelo Vido se emocionou ao lembrar de sua época como jogador e com a possibilidade de vencer novamente o mundial, desta vez como gestor. Leia mais.

Confira a entrevista na íntegra

Crescimento no Mundial de seleções
É o suprassumo do basquete. É onde estão as melhores equipes, os jogadores na maioria são os melhores, os técnicos. A maneira como se joga basquete no mundo é muito competitiva, como se viu no campeonato. O Brasil participou dentro de um grupo fortíssimo, com Espanha, Sérvia, França, medalhistas praticamente. Tiramos muito proveito disso, estudamos muito os adversários, nós mesmos como nos apresentamos, a maneira que o Brasil jogou, sendo uma das melhores equipes defensivas e de transição. Jogamos um bom basquete em alto nível, não tem como não ser um grande aprendizado. É o maior que tem. Esse foi meu quinto mundial, três adultos e dois sub-19, e a cada competição que participo vejo o quanto aprendi e o quanto ainda tenho a aprender.

Motivação para o Mundial
É muito importante falar que são campeões da Euroliga, uma das melhores do mundo. Tirando a NBA, reúne as equipes que mais investem. Isso não é pouca coisa. Não é a primeira vez que o Maccabi chega no Final Four da Euroliga, eles têm tradição no basquete de alto nível. Para nós, é uma motivação muito grande jogar contra uma equipe como o Maccabi. Sabemos a dificuldade, mas também do nosso potencial. Montamos uma equipe muito competitiva onde para jogar contra eles em dois jogos. Daqui para frente, até o mundial, temos que ser especialistas em Maccabi. Esse é nosso foco, no que podemos fazer para trazer esse título para o Brasil. É uma tarefa muito difícil, pelo investimento que eles fazem. Mas se temos uma chance, é nela que devemos pensar.

Maccabi Tel Aviv
Eles ganharam a final da Euroliga do Real Madrid. Venceram o CSKA, um time fortíssimo, no Final Four. Tiraram a equipe de Milão, anfitriã do Final Four da disputa nos playoffs. É um time que chegou por muitos méritos, tem muita tradição e é muito forte. Mas sabemos das nossas condições. Não vamos apenas para jogar, estamos investindo nisso, estamos fazendo com que a equipe esteja preparada para enfrentar um adversário do nível do Maccabi.

Temporada 2014/2015
Acho que qualquer equipe gostaria de ter essa temporada que vamos ter. Jogar a Intercontinental, os três jogos da NBA, acabando vamos para o NBB, depois Liga da América. Acredito que isso é muito justo por tudo que o Flamengo vem conquistando na modalidade. É uma temporada muito especial e estamos nos preparando para isso, para uma equipe que participe e tenha chance de vencer. Estamos focando nisso a cada treinamento, a cada competição, para aprender, crescer e buscar os títulos.