Notícias

FlaBasquete: A trajetória até o Mundial

Da conquista da vaga na Liga das Américas ao título inédito e invicto da competição que carimbou o passaporte rubro-negro para a Copa Intercontinental

Por - em
O Flamengo entrará em quadra nesta sexta (26.09), às 21h30, pelo primeiro jogo da decisão da Copa Intercontinental, contra o fortíssimo Maccabi Tel  Aviv, campeão da Euroliga. A batalha continua no domingo (28.09), às 12h, com o confronto final que decidirá o campeão do mundo, na HSBC Arena. A competição é inédita para o clube e a conquista do título seria o maior marco da história do basquete rubro-negro.

O Orgulho da Nação conta com você para este momento histórico. Seja o Sexto Jogador em quadra e compre agora seus ingressos pela internet ou nos pontos físicos de venda.

Para alcançar este feito, o Flamengo passou por uma longa trajetória de vitórias e títulos, sempre ao lado da Maior Torcida do Mundo. Tudo começou com o título do Novo Basquete Brasil 5. Dono da melhor campanha na fase de classificação da competição, o Flamengo teve o direito de ter o mando de quadra na final da quinta edição do NBB e com um apoio incrível da Nação Rubro-Negra que lotou as arquibancadas da HSBC Arena, a equipe comandada pelo técnico José Neto venceu o Uberlândia por 77 a 70, em junho de 2013. Com o título, o Orgulho da Nação se credenciou a participar da Liga das Américas, competição inédita na história do clube.

No Final Four, disputado no Maracanãzinho, mais alegrias para torcida e time. Depois de vencer com facilidade o Aguada (URU) por 113 a 81 - novamente com o apoio em massa dos rubro-negros -, o Flamengo disputou o título com o Pinheiros. Na final da Liga das Américas, a equipe, liderada por Marcelinho, eleito MVP do campeonato e Marquinhos, maior pontuador do time, com 172 pontos, foi campeã vencendo por 85 a 78. Na ocasião, o comandante José Neto mostrou confiança no elenco para a disputa do campeonato mundial, além de elogiar seus comandados e a torcida rubro-negra. "Tenho muito orgulho de vestir a camisa do Flamengo e acho que é possível sim ganhar do time europeu (que veio a ser o Maccabi Tel Aviv), a gente está acostumado a pensar grande, porque o Flamengo merece isso. E os jogadores têm postura para conseguir. Hoje houve vários personagens principais e a torcida com certeza não foi coadjuvante", disse.

Relembre a conquista da Liga das Américas:



Defendendo o título nacional, o Flamengo seguia na sexta edição do NBB. Melhor colocado da fase classificatória, com 81.3% de aproveitamento, o Rubro-Negro seguiu aos playoffs com rodadas de antecedência, pulando as oitavas-de-final, assim como no NBB5. Nas quartas, a equipe encarou o Bauru, vencendo a série por 3 a 1, de virada. Na outra chave, o Mogi das Cruzes venceu o Limeira e foi o adversário do Flamengo nas semifinais. Novamente vencendo a série por 3 a 1, o Rubro-Negro avançou à final, contra o Paulistano. Com o pivô norte-americano - quase carioca - Jerome Meyinsse como MVP, a equipe foi tricampeã diante da Arena lotada, anotando 78 a 73. Em um confronto disputado ponto a ponto, o ala-armador Vitor Benite voltou às quadras depois de seis meses afastado por grave lesão no joelho e foi decisivo para a vitória nos últimos minutos do jogo, deixando a conquista ainda mais emocionante.

Após o fim da temporada, Olivinha, Gegê, Benite, Felício, Marquinhos e Marcelinho foram convocados pela Seleção Brasileira, além do preparador físico Diego Falcão, o auxiliar técnico Rodrigo Silva e o treinador José Neto; pela Seleção Argentina, jogaram Nicolás Laprovittola e Walter Herrmann, pivô campeão olímpico contratado para a temporada 2014/2015, que promete ser muito especial. Após as partidas pelo Mundial de clubes, o Flamengo será o primeiro time da América Latina a disputar amistosos na pré-temporada da NBA, convidado pela Liga Americana. A equipe ainda tem pela frente a defesa dos títulos estadual, nacional e continental, no Campeonato Carioca, Novo Basquete Brasil e Liga das Américas.

O Clube de Regatas do Flamengo e a Maior Torcida do Mundo agradecem o apoio da adidasTIMUniversidade Estácio de SáGoverno do Estado - Secretaria de Esporte e Lazer e Sky em tantas conquistas inesquecíveis.