Notícias

Dirigentes reapresentam Anjo da Guarda em coletiva na Gávea

Atletas representando cada modalidade olímpica do clube prestigiam evento

Por - em
O Flamengo retomou nesta-terça-feira (18.11) o projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro. As doações estão abertas para todos os rubro-negros no site www.flamengo.com.br/anjodaguarda. Os torcedores podem ajudar os esportes olímpicos do clube destinando parte de seu imposto de renda para o Mais Querido, sem nenhum custo. Para apresentar os projetos à imprensa, o presidente Eduardo Bandeira de Mello, o Vice-Presidente de Esportes Olímpicos Alexandre Póvoa e o diretor da pasta Marcelo Vido receberam os jornalistas. Atletas de todas as modalidades do maior clube poliesportivo do Brasil também estiveram presentes no auditório Rogério Steinberg: Fabiana Beltrame, do remo, Maria Clara Lobo, do nado sincronizado, Cecília Canetti, do polo aquático, Bárbara Timo, do judô, Leonardo Medeiros e Fernando Stafleu, do basquete, Jade Barbosa, da ginástica, Fernanda Vido, do vôlei e Branca Peres, da natação.

São seis os projetos a que o Flamengo tem direito pela Lei de Incentivo: modalidades coletivas de base (basquete, vôlei e futsal), remo e a canoagem, esportes individuais terrestres (judô, ginástica e tênis), esportes aquáticos (natação, polo aquático e nado sincronizado), CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atletas de Rendimento) e Cidadania Rubro-Negra, que você pode conferir os detalhes clicando aqui. O Anjo da Guarda Rubro-Negro contempla os cinco primeiros projetos citados e o processo de doação é o mesmo de 2013, extremamente simples. No dia 29 de novembro, haverá uma festa na Gávea com toda comunidade olímpica do clube para o lançamento oficial do Anjo da Guarda.

"Nosso desenvolvimento se deve a um processo que começou na gestão do Bandeira, quando o clube decidiu voltar a ser um clube cidadão, recuperar as certidões negativas de débito e com isso voltar a ter apoio das leis de incentivo. Nosso ano foi difícil, fomos obrigados a dispensar atletas de ponta, mas preferimos encarar de frente nosso problema, dando um passo atrás para dar dois à frente, o que acontece agora com o Anjo da Guarda e todos os outros recursos que conseguimos em busca da autossustentabilidade", disse o VP Alexandre Póvoa, que lembrou em que situação a nova gestão encontrou os esportes olímpicos do clube. "Chegamos aqui com um déficit de 17 milhões, um dinheiro que saía do futebol, que já tem seus gastos próprios. Nossa meta é sermos autossuficientes. Além de sobreviver, queremos investir e chegar à excelência. O déficit hoje é de cerca de 3 milhões de reais, o que conseguimos em um ano. Acreditamos que em 2015, com a ajuda dos projetos incentivados, iremos declarar a independência financeira dos esportes olímpicos", concluiu.

Marcelo Vido apresentou os detalhes do Anjo da Guarda, feliz em poder falar sobre esta grande vitória para o Flamengo. "É sempre bom falar de esporte, ainda mais como desenvolvimento e meio de formação dos nossos jovens. Estes atletas que estão aqui representam mais de mil atletas rubro-negros", disse. O presidente Bandeira de Mello seguiu o diretor, acreditando em mais um sucesso de arrecadação do Anjo. "No ano passado o projeto já foi vitorioso, mas queremos muito mais. Não tem porque os torcedores do Flamengo não participarem de um programa como esse. Ao invés de pagar seu imposto de renda ao Leão, pague ao urubu", brincou.

Em um momento marcante para a história dos esportes olímpicos do Flamengo, Póvoa também lembrou de um dos principais objetivos da diretoria. "Nosso grande sonho é ter uma arena no clube e ainda estamos esbarrando em questões burocráticas, mesmo tendo todos os recursos privados para fazer. O Rio de Janeiro não tem um ginásio para competições neste porte a um ano e meio das Olimpíadas. Fazemos um apelo às autoridades para que não só o Flamengo, mas nossa cidade, tenha um ginásio à altura. Esperamos ter uma outra realidade dos esportes olímpicos em 2016. O Flamengo vai novamente emergir como a maior potência olímpica do Brasil".