Notícias

SNAR classifica remadores no circuito nacional

Avaliação dos atletas acontece de quarta a sábado na Gávea

Por - em
Será realizado na sede do remo na Gávea, desta quarta (17.12) até sábado (20.12), o Sistema Nacional de Avaliação do Remador (SNAR). Os atletas rubro-negros da modalidade serão analisados individualmente pelos fisiologistas, preparadores físicos e auxiliar técnico do clube. Os testes, que utilizarão os ergômetros cedidos pela equipe Olímpica Britânica, fazem parte do calendário de avaliações da Confederação Brasileira de Remo (CBR), e serve para rankear os atletas. Caso o rendimento seja positivo, os rubro-negros tendem a estar um passo à frente de seus adversários para eventuais convocações para a Seleção Brasileira.

No SNAR, os atletas serão avaliados em remadas de 6 mil, 2 mil, 500 e 100 metros, seguidos por um exercício de 30 minutos e, depois, de uma avaliação de força neuromuscular. Segundo Nathalia Medeiros, fisiologista da equipe, a presença do novos ergômetros é de essencial ajuda para a qualidade do rendimento dos atletas nas avaliações e, consequentemente, para o bom desempenho durante a temporada. "Antigamente, pedíamos emprestado alguns ergômetros, pois não tínhamos o número suficiente. Hoje, poderemos fazer todos os testes aqui tranquilamente. Os aparelhos ajudam nos exercícios fora da água, contribuindo muito nos treinamentos. Tecnologia de ponta é algo muito importante em esportes de alto rendimento. Já é possível notar uma evolução nos atletas desde já, então, acredito que os resultados do SNAR poderá ser ainda melhor esse ano", disse a fisiologista.

Nathalia aproveitou para destacar o impacto positivo que as visitas de remadores estrangeiros tiveram sobre os atletas do Flamengo. Segundo ela, além de uma motivação extra, o intercâmbio possibilitou a apuração de técnicas antes desconhecidas ou, simplesmente, desvalorizadas. "Sem dúvida a nossa dinâmica mudou. Durante a estadia do remadores britânicos, por exemplo, ficamos bem preocupados em observar a excelência com que faziam tudo. Notamos que precisamos de um padrão de remada, de ter uma rotina assídua de treinamentos e um comprometimento único. Coisas como aquecimento preventivo e técnicas de recuperação, ou atitudes da própria comissão técnica, passamos a aplicar melhor no nossos dia a dia. Tudo naquela visita foi interessante. Estamos ainda mais focados para esse começo de temporada e trabalhando arduamente para conseguirmos grandes resultados. Passaremos a usar melhor nossa estrutura e a formação de novos atletas para evoluirmos cada vez mais", finalizou.

Você pode participar da reestruturação dos esportes olímpicos do Flamengo. Seja um Anjo da Guarda Rubro-Negro e contribua deduzindo até 6% do seu imposto de renda devido, sem gastar nada. Clique aqui para ajudar e saber mais.