Notícias

Flamengo homenageia atletas decacampeões estaduais de basquete

Jogadores de duas gerações se encontram na reinauguração do Ginásio Hélio Maurício

Por - em
Duas décadas de domínio rubro-negro. Entre 1951 e 1960 o time de basquete comandado por Kanela marcou época no Rio de Janeiro. Vencendo 189 jogos dos 193 disputados, aquela equipe que contava com grandes nomes do esporte nacional abriu espaço para um geração que anos mais tarde repetiria tal feito. De 2005 a 2014 o Orgulho da Nação também escreveu seu nome no clube. Foram 151 jogos, 148 vitórias e uma imensa galeria de troféus conquistada por um time que ano após ano mostra seu domínio no basquete nacional. Neste sábado (20.12), as duas equipes receberam todas as homenagens que lhes é de direito na manhã de reinauguração do Ginásio Hélio Maurício, na Gávea.

Estiveram presentes todos os atletas e comissão técnica campeões estaduais de 2014, simbolizando este último ciclo de conquistas, e alguns membros da geração vitoriosa dos anos 1950, além de familiares dos ausentes. Um dos primeiros decacampeões presentes, Augusto Vasconcelos, o Guguta, como é conhecido, também falou sobre seu sentimento ao receber as homenagens. "Começo pedindo desculpa pela emoção. Dentro do Brasil foi o Flamengo que semeou o basquete. Agradeço a trajetória desde 1951 ao clube, não só pelos títulos. Muito obrigado por aquilo que o Flamengo me deu. Esses garotos de hoje merecem todas as homenagens possíveis, porque além de jogar um basquete muito diferente do que joguei, eles ganham tudo. Hoje esse atletas conseguem massificar o esporte ainda mais no clube, exatamente por conta desta qualidade", disse o ex-jogador. 

Ao fim do evento, foram descerradas placas no Ginásio Hélio Maurício em homenagem as duas equipes decacampeãs estaduais.