Notícias

Atletas do Flamengo lutarão por vaga no Mundial de natação

Jovens promessas devem repetir grandes resultados obtidos na última temporada

Por - em
Com uma equipe Junior de enorme potencial, os jovens talentos rubro-negros das piscinas vêm se destacando em competições ao lado de nadadores da categoria adulta. Em 2014, os atletas superaram expectativas e trouxeram muitas glórias ao Rubro-Negro, como Nathalia Almeida sagrando-se campeã brasileira no Troféu Maria Lenk Sênior e Luiz Altamir fazendo história nos Jogos Olímpicos da Juventude, chegando ao primeiro pódio da natação brasileira na história da competição, com a equipe do revezamento 4x100m livre misto. No Brasileiro Adulto, em dezembro, no Rio, Jhennifer Alves foi ouro nos 50m peito e prata nos 100m peito, Altamir chegou ao bronze nos 200m livre e Nathalia nos 400m medley. Para 2015, o treinador Fernando Pereira, o Nandão, acredita que o Flamengo terá outra grande temporada.

"Esse ano parece que será igual ou melhor ao que tivemos em 2014. Temos a expectativa de que alguns de nossos atletas consigam índice para o mundial, para o sul-americano e, até, índice olímpico. Então a expectativa é muito boa. Estamos, basicamente, nos esforçando para que eles alcancem seus objetivos. A Jhennifer (Conceição), em abril, tentará o índice para o Campeonato Mundial no Maria Lenk, no 100m peito (sua especialidade). O (Luiz) Altamir também vai tentar na prova de 200m livre e na de 200m borboleta, já a Nana (Nathalia Almeida) vai nos 400m e 200m medley", disse.

Como o talento só é lapidado com treinamento, os jovens nadadores trabalham pesado na piscina para alcançar os índices que levam às grandes competições da temporada. Nandão comentou sobre os treinos de todas as equipes.

"Os trabalhos recomeçaram na semana passada, eles estão nadando com afinco, mas ainda é início de temporada e tem muita coisa para acontecer. Vamos treinando aqui na Gávea até o Maria Lenk. Serão dois treinos por dia. Terças e quintas teremos dobras e treinaremos segunda pela manhã e sábados à tarde. Já com os outros atletas, que não lutam por índices, estamos focando na preparação deles para o Campeonato Brasileiro, para eles entrarem arrebentando", elogiou o técnico rubro-negro.

Com apenas 17 anos, Jhennifer começa em 2015 seu primeiro ano do Junior 2. Nathalia e Altamir têm 18 anos e estão no segundo ano da mesma categoria, e em 2016 já serão do time Adulto.