Notícias

FlaBasquete estreia na Liga das Américas no auge da forma física

Preparador físico Diego Falcão conta que equipe realiza 'pré-temporada dentro da temporada'

Por - em
Em mais uma temporada intensa para o multicampeão basquete rubro-negro, a preparação física dos atletas se torna ainda mais decisiva no desempenho da equipe. Um dos responsáveis pelo trabalho no Flamengo é Diego Falcão, preparador físico da Seleção Brasileira e do Orgulho da Nação. No início desta temporada 2014/2015, a equipe teve dois grandes compromissos que encurtaram o período que seria da pré-temporada: a disputa - e conquista - do Mundial de Clubes e a participação inédita na pré-temporada da NBA. Ciente da desgastante maratona de jogos, Falcão conta que o desenvolvimento dos atletas está dentro do planejado.

"Resolvemos no final do ano passado que poderíamos fazer uma pré-temporada durante a temporada, nos primeiros jogos do NBB. Com isso, esperávamos os atletas no melhor da forma física a partir de agora, próximo à primeira fase da Liga das Américas", garantiu.

Confira a entrevista na íntegra

Site Oficial: A temporada passada já vinha sendo um grande teste físico para os jogadores, que passaram por uma maratona incrível de jogos. Este ano, os atletas estão tendo uma pré-temporada diferente, simultânea às competições. Como está sendo desenvolvido o trabalho?

Diego Falcão: O planejamento desse ano foi completamente o contrário do ano passado, nosso principal torneio foi no começo da temporada. Para o mundial, onde a gente teve sucesso, aproveitamos o espaço dos atletas que estavam na Intercontinental e os atletas que estavam aqui, treinando muito forte, para chegar no melhor ritmo que poderíamos colocá-los na competição. Depois veio a NBA, com uma logística totalmente diferente. Muitas viagens, jogos diferentes, um dia a dia diferente, então não tivemos oportunidade de fazer uma pré-temporada. A gente, quando escolhe um planejamento, tem que saber o que quer. Resolvemos no final do ano passado que poderíamos fazer uma pré-temporada durante a temporada, nos primeiros jogos do NBB. Com isso, esperávamos os atletas no melhor da forma física a partir de agora, próximo à primeira fase da Liga das Américas. Agora que estamos começando a 'soltar' os atletas, como dizemos na linguagem do treinamento, que é tirar um pouquinho da carga para eles ficarem mais leves. Até agora, está tudo dentro do planejado.


Site Oficial: Como é a rotina de preparação física da equipe?

Diego Falcão: Basicamente, o atleta de basquete faz treinamento de força e de quadra. Algumas vezes, tem um treinamento de força, na academia, com peso, e de quadra e à tarde só de quadra, com a parte de técnica e tática. O treino de musculação é mais duro e na quadra, o trabalho é mais desgastante.

Site Oficial: O trabalho em conjunto com o Neto vem dando muito certo. Como começou essa parceria?

Diego Falcão: O Neto já é meu irmão. Eu trabalhava em um clube (Ulbra), em 2007, e ele veio trabalhar comigo. De lá para cá, trabalhamos quase todos os anos juntos. Temos, além de uma amizade muito grande, uma confiança enorme no trabalho um do outro. Pensamos muito igual sobre a parte de treinamento, nossas exigências são sempre bem parecidas. Entre tapas e beijos, chegamos sempre ao nosso melhor (risos).

Site Oficial: Outro profissional importante para seu trabalho aqui no clube é o Rafael Bernardelli, também preparador físico. Porque essa dupla é tão bem sucedida?

Diego Falcão: Quando eu cheguei aqui, o Rafael já estava no clube. Me perguntaram se eu poderia trabalhar com outro preparador físico e não vi o menor problema. Eu acho que quanto mais pessoas trabalhando com a gente, muito melhor. Com o Rafael não foi diferente, pelo contrário. Ele pensa muito parecido comigo, ele é 'ligado no 220', como eu, um pouco mais louco (risos), mas já é um cara que já virou meu irmão também. Me ajuda demais, tanto na categoria de base como no time adulto, interage muito bem com os atletas. Ele só fez agregar e esse trabalho que fazemos não é só meu, é do Rafael, do Rodrigo (Carlos da Silva, auxiliar técnico), do Neto, do Ricardo (Machado, médico). Esse trabalho interdisciplinar no Flamengo é nosso grande diferencial.