Notícias

Elenco trabalha por uma temporada em alta intensidade

Fisiologista Cláudio Pavanelli promove avaliação que concede parâmetros de trabalho para a preparação física

Por - em
Enquanto os cariocas e turistas aproveitavam as praias do Rio de Janeiro, o elenco rubro-negro treinava forte no Centro de Treinamento George Helal, na manhã deste sábado (14.02) de Carnaval. Dentre as atividades programadas pela comissão técnica, os atletas foram submetidos a uma avaliação de potência e índice de fadiga, que chama a atenção pela intensidade do trabalho.

Fisiologista do clube, Cláudio Pavanelli comandou toda a atividade, denominada Running Anaerobic Sprint Test (Rast Test), que concede algumas diretrizes para a preparação física utilizar nos treinamentos. Durante o exercício, são utilizados dois sensores fotoelétricos, que contém uma luz. O atleta espera esta acender para correr. Assim que passa pelo primeiro sensor, inicia-se um cronômetro que para automaticamente quando o outro sensor é ultrapassado. No total, são 10 tiros de 20 metros, com seis segundos de intervalo entre os estímulos.

"Nesta avaliação, queremos saber exatamente o que cada atleta precisa. Utilizamos dois parâmetros fundamentais: potência, em que analisamos as potências máxima e média de cada um; e o índice de fadiga, ou seja, o quanto este atleta sustenta esses sprints em alta intensidade. Desta maneira, conseguimos trabalhar com eles individualmente. Enquanto alguns terão a necessidade de aumentar a potência, outros terão de melhorar o índice de fadiga", disse o fisiologista.

Pavanelli explica a importância desta avaliação ser realizada frequentemente.

"Dependemos do calendário, mas sempre que abre uma oportunidade, realizamos. O ideal é que façamos em, no máximo, a cada três meses. Se der com uma frequência maior, melhor ainda", concluiu.