Notícias

FlaBasquete se destaca pelo alto nível de novos talentos

Rubro-Negro é o maior vitorioso na Liga de Desenvolvimento de Basquete

Por - em
Desde 2012 o basquete ganhou uma competição importante para o calendário esportivo nacional. Mais do que o intuito de determinar a equipe melhor capacitada, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) ficou conhecida por formar e revelar novos da talentos do esporte no cenário nacional, já que se trata de um torneio sub-22. Das 37 equipes que já participaram da LDB somente 9 estiveram nas quatro edições, e o Flamengo é uma delas. Com duas conquistas (2011 e 2013), um bronze em 2012 e uma prata em 2014 - com 70 vitórias em 84 partidas no total das edições -, o Orgulho da Nação é o maior vencedor da competição

Inicialmente chamada de LDO (Liga de Desenvolvimento Olímpico), o torneio revelou pela equipe rubro-negra atletas que hoje já atuam no time principal do Flamengo como Gegê, Felício, Chupeta, Danielzinho e Mingau.

A LDB serve de estímulo para os jogadores de basquete mais jovens que por vezes, por falta de oportunidade ou apoio, acabam abandonando o esporte. Justamente por saber a importância de campeonatos como esse, a diretoria rubro-negra investe tanto nas equipes de base e na participação na Liga. Gegê, armador do FlaBasquete, falou um pouco sobre o que significa o torneio para ele. "A LDB é interessante para manter os jovens jogadores em atividade, já que muitos acabam não tendo mais a idade do juvenil e nem uma oportunidade no adulto. No torneio, eles passam a ter uma visibilidade, a chance de se destacar e acabar em algum clube adulto pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Comigo não foi diferente. Eu tive boas atuações, joguei um ano no Tijuca e voltei para o Flamengo. Esse torneio abre portas. Com a LDB crescendo e com os jovens se destacando, eles se tornam promessas para grandes clubes e ajudam o próprio basquete nacional a se desenvolver", finalizou o jogador.