Notícias

Flamengo vai à final do NBB

Depois de vencer duas vezes na casa do adversário e abrir 2 a 0 na série, o Orgulho da Nação vence o Limeira se garantindo na busca pelo tetracampeonato nacional

Por - em
No início da série melhor de cinco da semifinal, o Flamengo não se intimidou em Limeira e abriu 2 a 0 de vantagem, precisando de apenas uma vitória dentro de casa na noite desta quinta-feira (14.05) para se garantir na final da sétima edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Com o Tijuca Tênis Clube lotado e a raça dos comandados de José Neto, o resultado não poderia ter sido diferente: o Mais Querido venceu o Limeira, por 76 a 67, depois de um jogo disputadíssimo ponto a ponto, e conquistou a classificação para continuar na busca pelo tetracampeonato nacional.

As finais do NBB 7 começam na próxima terça-feira (26.05) e são decididas em série melhor de três em mais dois jogos nos sábados seguintes (30.05 e 06.06). O adversário do Flamengo sairá do vencedor da partida entre Bauru e Mogi das Cruzes, que estão com a série empatada em 1 a 1.

O jogo
O primeiro quarto foi bastante disputado. O Limeira deu muito trabalho com Nezinho e Jackson e o Flamengo teve dificuldade para impor seu basquete. O adversário chegou a abrir seis pontos de diferença (14-8), na metade do período, mas na raça e nas roubadas de bola, o Rubro-Negro se recuperou e correu atrás no placar, contando com grande atuação de Olivinha, que tinha 100% de aproveitamento nos arremessos (nove pontos). O ala-pivô reacendeu a torcida, que fazia um barulho ensurdecedor no Tijuca Tênis Clube, a três minutos do fim do quarto. O Mais Querido chegou a estar na frente algumas vezes, mas a parcial terminou empatada: 21 a 21.

O equilíbrio permaneceu no segundo período, até a metade do quarto, quando o Limeira abriu quatro pontos de vantagem (31-27). O Flamengo chegou a empatar por vezes, mas o time do interior paulista se mantinha à frente, mesmo que por poucos pontos. As equipes saíram para o intervalo com vitória parcial do adversário por 40 a 35.

O terceiro quarto não foi fácil para o Flamengo, mas a torcida não deixava de apoiar a equipe na arquibancada. O Limeira chegou a abrir 46 a 37, mas uma cravada de Meyinsse na metade do período animou muito os rubro-negros presentes e começou uma reação que também contou com arremesso de três de Herrmann, deixando o Flamengo a quatro pontos do adversário (42-46). Mas as bolas de três do Limeira estavam caindo e Ramon, da seleção dominicana, deu bastante trabalho à defesa rubro-negra. A parcial terminou equilibrada, e o time do interior paulista vencia no placar geral por 60 a 54 quando começou o derradeiro quarto.

Logo nos primeiros minutos, Marcelinho acertou de longe, valendo dois pontos, e incendiou a arquibancada, deixando o Flamengo mais vivo do que nunca na partida: 60 a 62. Marcelinho novamente de três diminuiu para um ponto a diferença e a torcida não parava de gritar, mas foi o jovem Cristiano Felício quem virou o placar para o Orgulho da Nação (65-64) e fez os torcedores saírem do chão. Mais uma cesta de três de Marcelinho (68-64) fez o técnico do Limeira pedir tempo, enquanto os dois mil rubro-negros apaixonados que lotavam o ginásio cantavam o nome do camisa 4. As bolas do adversário pararam de cair, enquanto caíam todas do Flamengo. A vitória e a classificação foram asseguradas com um 76 a 67 e a torcida encerrou a partida cantando o hino do clube em coro, fazendo uma linda comemoração.

Parciais:
1º quarto: Flamengo 21 x 21 Limeira
2º quarto: Flamengo 14 x 19 Limeira
3º quarto: Flamengo 19 x 20 Limeira
4º quarto: Flamengo 22 x 7 Limeira

Placar final: 76 a 67

Destaques da partida:
Cestinha: Meyinsse (17 pontos)
Assistências: Laprovittola (7) 
Rebotes: Olivinha (8)