Notícias

Esclarecimentos à opinião pública

Por - em
A respeito das respostas dadas pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro aos pertinentes questionamentos referentes ao Balanço 2014 da entidade, o C.R. Flamengo vem a público lamentar que, no lugar de fornecer com clareza e objetividade respostas às informações solicitadas, a FERJ tenha optado por buscar confundir os assuntos e fugir de sua obrigação, chegando até a reproduzir um discurso acusatório e totalmente desprovido de base factual proferido repetidamente pela corrente politica derrotada no último pleito presidencial do C.R. Flamengo. Um discurso tão primário que contrapõe financiamento público ao não pagamento de impostos devidos, ou seja, um elogio à sonegação fiscal, tão usualmente praticada pelo clube no passado. Mais uma lamentável demonstração do tratamento desrespeitoso que tem sido dispensado ao C.R. Flamengo pela FERJ.
 
Além disto, às respostas evasivas da FERJ somaram-se acusações rasteiras e injustificadas, na tentativa de colocar o C.R. Flamengo em posição antagônica aos demais filiados da entidade. O Flamengo aproveita esta oportunidade para deixar claro que acredita que agremiações como a Colônia Juliano Moreira Atlético Clube, a Associação Esportiva Piscinão de Ramos e a Liga Varre-Saiense de Desportos, exerçam função social relevante em suas comunidades. Só não vê nenhum sentido em exercerem papel relevante nas decisões do Campeonato Carioca de Futebol e na eleição dos mandatários da FERJ. 
 
Voltando aos questionamentos em si, infelizmente se confirmou o que imaginávamos quando os fizemos: não houve resposta satisfatória. Nem mesmo os pontos fundamentais foram respondidos. A saber: 

1. Quais são os clubes em débito com a Federação? 
2. Qual o montante devido por cada clube?
3. Quais são os prazos para o pagamento?
4. Existem clubes em atraso?
5. Além desses valores, a entidade foi avalista de algum empréstimo por terceiros, especialmente clubes de futebol?

Ou seja , todos eles  continuam envoltos em suspeita opacidade. E, por isso, continuarão a ser questionados.

O C.R. Flamengo, assim como a população do Rio de Janeiro, tem o direito de conhecer em detalhes cada operação lançada no balanço em tela antes de aprová-lo. E entende que a FERJ, em nome da transparência e das boas práticas administrativas, tem o dever de fornecer tais informações a todos que as solicitarem. Para o bem do futebol do Rio de Janeiro
 
Conselho Diretor do Clube de Regatas do Flamengo