Notícias

Flamengo tem dez atletas e dois técnicos na Seleção de remo

Delegação, de maioria rubro-negra, embarca para o Pan-Americano de Toronto no dia 4 de julho

Por - em
No dia 17 de novembro de 1895, uma reunião de jovens remadores fundou o Clube de Regatas do Flamengo, fato histórico que já foi tema da escola de samba Estácio de Sá, em samba-enredo cantado até hoje no Maracanã. Se há 120 anos atrás seis jovens remadores criaram o que seria o Mais Querido do país, hoje o Rubro-Negro é maioria na Seleção Brasileira que defenderá o Verde e Amarelo no Pan-Americano de Toronto, no Canadá.

Além de dez atletas convocados, em uma lista de 23 remadores, o Flamengo ainda conta com dois treinadores representando o clube na comissão técnica. Grandes promessas da modalidade vão em busca
 de medalhas nos XVII Jogos Pan-Americanos, em uma equipe que reúne remadores de 19 a 37 anos de idade. O grupo heterogêneo promete, além de boas exibições na água, muita troca de experiência e aprendizado.

Conferindo a lista de atletas por barco, fica em evidência a superioridade numérica rubro-negra. No Double Skiff Peso Leve, Sophia Py e Caroline Corado, atletas sub-23, defendem o Brasil. Segundo os técnicos rubro-negros e da Seleção, Marcos Amorim e Leandro Loureiro, as jovens promissoras têm chances de integrar o barco nos Jogos Olímpicos de Rio-2016. Ainda na equipe feminina, Nayara Furtado compõe o Double pesado e o Four Skiff Pesado.

Pelo masculino, o 4 Sem Pesado é formado apenas por rubro-negros: Allan Bitencourt, uma prata e dois bronzes em Pan-Americanos, Leandro Tozzo, um bronze em Pan-Americanos e melhor tempo em remoergômetro no Brasil, Pedro Drummond e Maciel Costa. Já o Oito Com tem metade da tripulação e o timoneiro rubro-negros: Allan, Tozzo, Pedro e Maciel, além de Mauricio Abreu, respectivamente.

Veterano no time vermelho e preto, Thiago Almeida, que participou de três olimpíadas, é campeão sul-americano, já esteve em três Pan-Americanos e acumula 25 títulos brasileiros, estará no barco 4 Sem Peso Leve. Seu xará, Thiago Carvalho, que ficou em quarto lugar na Copa do Mundo da Eslovênia, tem grande chance de medalha no barco Double Peso Leve Open.

Até o embarque para Toronto, no dia 4 de julho, a equipe concentra e treina com a Confederação Brasileira de Remo (CBR), em Porto Alegre, exceto Caroline e Sophia, que foram convocadas para camping na Itália com a Seleção Brasileira.