Notícias

José Neto sobre Pan: "Seleção pode brigar por medalha"

Treinador no Flamengo, Neto será assistente técnico do Brasil em Toronto-2015

Por - em
Pelo Flamengo, foi campeão da Liga das Américas, campeão Mundial de Clubes e três vezes campeão brasileiro. Pela Seleção, esteve nos Jogos Olímpicos Londres-2012, nos mundiais Adultos de 2006, 2010, 2014, nos mundiais sub-19 de 2007 e 2011 e nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara-2011. Experiência e títulos não faltam para José Neto, treinador do Mais Querido e assistente técnico da Seleção Brasileira em Toronto-2015.

Técnico do Brasil no Sul-Americano em 2014, competição em que o time faturou a medalha de bronze que rendeu à Seleção uma vaga no Pan do Canadá, Neto acredita que o time pode brigar pelo pódio. "A Seleção está tendo uma boa preparação e acredito que pode brigar por uma medalha neste Pan-Americano. É uma competição de 'tiro curto', ou seja, cada partida pode te deixar mais perto ou mais longe da medalha, isso é muito importante. Cada partida temos que encarar como uma final", destacou, para depois analisar a chave do Brasil na competição.

"Um grupo muito duro com adversários que têm o mesmo objetivo que o nosso: disputar uma medalha. Vamos estar preparados para enfrentar todos os oponentes, mas temos o foco jogo a jogo para que possamos dar nosso máximo sempre. Só assim acredito que podemos atingir nossa meta nesta competição", disse.

Ao seu lado na comissão técnica, estará o preparador físico rubro-negro, Diego Falcão, com quem trabalha desde 2007, antes mesmo de chegar ao Flamengo. Neto vê a parceria no Rubro-Negro e na Seleção como um ponto facilitador. "O trabalho do técnico é muito favorecido quando existe uma interdisciplinaridade na comissão técnica. Cada integrante tem uma importância muito grande, que potencializa o trabalho do técnico. No caso especifico da preparação física, ajuda a dar uma condição para que o técnico possa colocar em prática a sua maneira de jogar. O Diego Falcão, além da competência profissional, também tem toda minha confiança para poder me ajudar nas decisões em relação à equipe. Na Seleção Brasileira neste ano, estou como assistente técnico e trabalhamos juntos para poder oferecer as melhores condições para as tomadas de decisão do Ruben Magnano (técnico do Brasil)", afirmou.

Basquete no Pan
O Brasil está no Grupo "A" e estreia contra Porto Rico no dia 21 de julho. Na sequência, os brasileiros enfrentam Venezuela (22) e Estados Unidos (23). O Grupo "B" é composto por Argentina, Canadá, México e República Dominicana. De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si, em turno único, nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.