Notícias

Fla e Furnas celebram estatuto da Criança e do Adolescente

Evento que marcou aniversário da legislação teve presença de atletas do clube

Por - em
Como mais um passo da parceria poliesportiva entre Flamengo e Furnas, as instituições participaram, na tarde desta quarta-feira (29.07), de evento celebrando os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Na ocasião, jovens atletas do clube e representantes da empresa celebraram a data com a realização de palestras de instituições que defendem a criança e o adolescente.

Gabriel Martins e Júlia Toscano, ambos nadadores do Flamengo, foram os mestres de cerimônia. Em pauta, a importância do esporte na vida de jovens. "Acho que o esporte representa muita coisa, porque não consigo imaginar minha vida daqui a alguns anos sem a natação. Acho que no esporte a gente aprende a lidar com vitórias e derrotas, tem que saber ganhar e perder. Você aprende muito com o esporte na sua vida toda", disse Júlia. Gabriel fez coro à companheira. "Eu amo nadar e tudo o que eu faço é pensando na natação. As pessoas me perguntam se é isso mesmo que eu quero e eu digo que gosto muito, gosto de treinar, de competir. Representa tudo na minha vida", afirmou.

O gerente de esportes aquáticos do clube, Edson Terra, esteve presente e falou que a atividade esportiva tem grande relação com o desenvolvimento de crianças e adolescentes. "Acredito que o esporte como ferramenta de educação e filosofia de vida é fundamental na vida dos jovens e adolescentes. Faz parte da formação através do esporte, da sociabilização. Eles vão crescendo de maneira saudável, entendendo os princípios da parceria, da importância do trabalho em equipe, de superar desafios, de ter objetivos e metas. São princípios fundamentais que devem nortear qualquer cidadão desde a juventude até a vida adulta. E o esporte proporciona isso no dia a dia", disse.

Representante de Furnas, Ana Gesteira elogiou a parceria entre clube e empresa e falou dos pontos primordiais da empreitada. "Para Furnas tem uma importância muito grande estabelecer esta parceria com o Flamengo com esta proposta de trabalhar a inclusão através do esporte. A gente tem trabalhado um sistema integrado de proteção das crianças e dos adolescentes através de respeito, saúde, educação, lazer, acesso à família. Então, antes de mais nada, este projeto visa esta parceria quando a empresa se propõe a fazer o patrocínio priorizando justamente os jovens que não ativeram acesso e oportunidade a um ensino de qualidade, alguns que tiveram problemas na estrutura familiar... Acho que com esta proposta do Flamengo a gente não visa logo de imediato o alto rendimento e sim a inclusão", disse. E completou fazendo uma projeção. "Com o decorrer do tempo, com as oficinas, o treinamento, vão se tornar futuros atletas medalhistas. É o que temos visto hoje: toda a qualidade do trabalho que o clube e a equipe se propõem a fazer com estes jovens e que eles acabam tendo um futuro promissor", finalizou.

Wilson Neiva, técnico da gerência de responsabilidade sociocultural de Furnas, também falou da importância do relacionamento entre as instituições e do evento. "A importância deste evento e da participação do Flamengo é por esta questão de responsabilidade. Todos nós somos responsáveis pelo entorno em que convivemos. Tirar estas crianças da questão de risco e vulnerabilidade é fundamental e o projeto do Flamengo alicerçou esta base, onde dá oportunidades para todos estes jovens de comunidades de uma participação esportiva, fazendo com que eles possam concorrer e tenham formação de cidadania, caráter,personalidade... Tudo agregando valor para que possamos ter um melhor Brasil, um futuro melhor", afirmou.