Notícias

Flamengo e clubes do RJ decidem não participar do Brasileiro de Remo 2015

Decisão ocorre após a Confederação Brasileira de Remo alterar data e local da competição, do Rio para Brasília coincindindo com a etapa final do Estadual de Remo

Por - em
Em coletiva na Gávea na manhã desta terça-feira (29.09), representantes de Flamengo, Botafogo, Piraquê e Vasco da Gama e da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ) explicaram porque não pretendem disputar o Brasileiro de remo em 2015. A decisão ocorre após a Confederação Brasileira de Remo (CBR) mudar data e local da competição com apenas dois meses de antecedêcia e sem consultar atletas ou instituições que participariam do torneio. Em uma ação unilateral, o presidente da CBR, Edson Altino Jr, transferiu do Rio de Janeiro no dia 3 de outubro para Brasília, em 1º de novembro, que é também a mesma data da última etapa do Campeonato Estadual de Remo do Rio de Janeiro.

O calendário da FRERJ foi feito de acordo com o da CBR, que ao fim de 2013 fechou as datas para 2014 e 2015. Com a mudança em cima da hora, a entidade nacional impede que os atletas participem das duas competições. Além de problemas na preparação física, o orçamento do Mais Querido e de outros clubes não prevê os custos com hospedagem e transporte. A decisão de colocar o Brasileiro na cidade maravilhosa ocorreu em assembleia realizada em 2013, com os presidentes de todas as federações de remo do Brasil.

"Essa mudança atinge cerca de 70 pessoas, entre profissionais e atletas, só no Flamengo. Além de afetar completamente a preparação do atleta e o planejamento de cada técnico. Nós trabalhamos com foco no pico e agora teríamos que adiar esse pico para outra data. Essas mudanças também aumentam o risco de lesão", revelou Edson Figueiredo, supervisor técnico do remo rubro-negro. A última etapa é a mais importante da competição e sem participarem do Brasileiro, os atletas rubro-negros correm o risco de perderem sua bolsa-atleta. Vale lembrar que a maior parte da seleção brasileira conta com atletas de clubes do Rio de Janeiro.

O Diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo, Marcelo Vido, lembrou que a situação vai contra o planejamento e investimento de todos os clubes. "Nos organizamos até para poder ter acesso à Lei de Incentivo. E para isto é necessário prever a realização de todas as competições e onde ocorrem. De forma arbitrária, a CBR mudou o local. Não somos contra a competição em outros estados mas desde que seja de ua forma planejada", explicou. A decisão de não participar do torneio, contou com o aval dos atletas dos dois clubes. "Gostaria de enaltecer a participação dos atletas. Eles têm que participar não apenas competindo, mas também dessas discussões", afirmou.  Clubes e federação aguardam a definição da CBR.

Créditos das fotos: Vitor Silva/BFR/SSPress