Notícias

Charanga Rubro-Negra completa 73 anos

Primeira torcida organizada do Flamengo faz aniversário

Por - em
A Charanga Rubro-Negra, primeira torcida organizada do Flamengo, completa neste domingo (11.10) o seu 73º ano de existência. Na tarde da última quarta-feira (07.10), na sede social da Gávea, a Rede Record de Televisão promoveu uma homenagem a integrantes da torcida, que foi ao ar neste sábado (10.10), no programa Esporte Fantástico.

Com presença de músicos que fazem parte da banda Charanga e nomes rubro-negros do samba que fazem parte da ConFLAria, como Arlindo Neto e Alex Ribeiro, e presença de ídolos do Mais Querido, como Adílio, Júlio César Uri Geller e Djalminha, a comemoração foi regada de emoção.

A pioneira nas arquibancadas inovou no ano de 1942, quando foi fundada pelo saudoso Jaime Rodrigues de Carvalho e por Antônio Soares, o "Cunhado", que está com 89 anos de idade. Atualmente, a organizada conta com a liderança de Seu Gigi, presidente da torcida.

"Estou à frente da Charanga há 30 anos e apenas dou continuidade ao que já existia. O nosso prazer é ver gol. Somos Flamengo na alegria e na tristeza, ganhando ou perdendo", declarou Seu Gigi, emocionado com a homenagem.

O rubro-negro Vinicius de Souza, que há um ano faz parte da organizada e ajuda a manter acesa a chama da torcida, diz que sonha em fazer projetos com crianças para que o amor pelo Flamengo vá adiante.

"A ideia é renovar sempre. O nosso sonho é ter uma escolinha de música para crianças, com o intuito de não deixarmos a Charanga 'morrer'. Precisamos dar continuidade ao que o Jaime começou. Mesmo sem estar entre nós, tenho certeza que ele está feliz por ver que estamos seguindo em frente mesmo com as dificuldades", disse.

A Charanga Rubro-Negra surgiu de forma inusitada, em outubro de 1942, quando torcedores do Mais Querido formaram uma banda musical e o famoso locutor e torcedor rubro-negro Ary Barroso comentou em seu programa que tal banda era uma Charanga, pois a qualidade sonora do grupo era duvidosa. O apelido pegou e nasceu a primeira torcida organizada do Flamengo.