Notícias

Pratas do Fla: Pedagogia na disciplina fora de campo

José Nogueira, pedagogo da base, conta como funciona o departamento

Por - em
Dando sequência à serie de reportagens sobre a base rubro-negra, chegou a vez da Pedagogia. A proposta dessa equipe vai além de apenas monitorar o desempenho e comportamento escolares. O objetivo é observar e corrigir eventuais problemas de desenvolvimento dos jovens e desempenha um papel fundamental no futebol de base.

O pedagogo José Nogueira é uma das peças essenciais nesta parte do desenvolvimento dos garotos. Ele coordena um grupo no acompanhamento integral dos atletas da base rubro-negra, principalmente dos que residem no alojamento do Centro de Treinamento Jorge Helal, em Vargem Grande, no Rio de Janeiro.

Há dois anos no Flamengo, Nogueira faz toda gestão escolar dos jogadores, acompanhando notas e atividades escolares, monitorando curso extracurricular de línguas, mantendo contato direto com as escolas de todos os atletas, participando do conselho de classe dos jogadores e permanecendo sempre próximo de pais e responsáveis. Além de todas essas tarefas, manter a disciplina no alojamento e promover atividades socioculturais também fazem parte da sua rotina.

O profissional do Mais Querido conta com quatro monitores - Wilson Victor, Adalberto Pereira, André da Silva e Jean Carlos - e desenvolve dois trabalhos distintos: com os jogadores que residem nas dependências do clube e com os que não ficam nos alojamentos. Os monitores, que tem entre 30 e 55 anos, atuam integralmente com os jogadores residentes. São 39 atletas fixos, hoje, além dos atletas temporários que passam pelo período de experiência. Wilson e Adalberto ficam com os turnos diurnos e André e Jean com os períodos noturnos.

No dia a dia, eles auxiliam no gerenciamento do alojamento e também acompanham a rotina dos jogadores com horários de treinos, alimentação e de aulas e monitoramento da higiene pessoal dos meninos.

Como parte do processo de formação, visitar feiras e museus também está no planejamento. Recentemente, a Pedagogia levou 25 atletas para a Bienal do Livro, no Rio Centro, próximo ao Centro de Treinamento George Helal. O próximo programa será em um museu

"A intenção é que todos os meses possamos levar os jogadores para algum projeto que faça alguma menção a realidade deles",  Conta Nogueira.

Nas próximas semanas apresentaremos os departamentos:

- Psicologia;
- Médico;
- Serviço Social;
- Fisiologia;
- Nutrição;
- Comissões Técnicas;
- Centro de Inteligência e Mercado;

Leia a primeira matéria da série:
Pratas do Fla: Saiba como funcionam as categorias de base do Flamengo