Notícias

José Neto: "Queremos fazer jus à grandiosidade do Flamengo"

Treinador do Rubro-Negro fala sobre os treinos, chance de fazer história mais uma vez e da relação da NBA com o basquete brasileiro

Por - em
Campeão estadual, brasileiro, continental e intercontinental pelo Flamengo. O currículo do treinador José Neto é invejável - e único no país -, mas sempre há espaço para mais uma realização. Depois de ter sido convidado para a pré-temporada da NBA nos Estados Unidos, o Rubro-Negro será o primeiro time brasileiro a jogar contra uma equipe da maior liga de basquete do mundo no Brasil.

Faça parte deste momento histórico e compre seus ingressos para o NBA Global Games agora! Sócios-torcedores têm 10% de desconto, cumulativo com a meia-entrada. Clique aqui para aderir ao Nação Rubro-Negra.

Para fazer história mais uma vez, e quem sabe conquistar uma vitória inédita sobre o Orlando Magic, Neto aposta em muito treinamento, estudo do adversário e motivação para "fazer jus à grandiosidade do Flamengo".

Confira a entrevista na íntegra:

Estudo do adversário

Nos acostumamos nos últimos anos a ter acesso a uma ferramenta de edição de imagem, com a qual conseguimos ter um banco de imagens do adversário. Com o material capturado, nós estudamos o que podemos fazer ofensivamente, defensivamente, as características individuais de cada jogador e temos acesso praticamente a jogos do mundo todo, inclusive da NBA. Então temos procurado ver nessa pré-temporada os jogadores que estão atuando. Temos quatro jogos deles e estamos vendo individualmente cada jogador, vamos passar isso para os jogadores, treinar os movimentos deles, como podemos nos defender e atacar melhor. Essa é uma ferramente que não podemos desprezar. O Rodrigo (Silva) e o Diego (Falcão) fazem isso muito bem, toda análise tática e de estatística. Isso faz com que nossa equipe fique mais preparada.

Motivação para mais um grande desafio
Talvez o negócio seja não pensar mais uma vez. Pensar "esta vez", "esta partida". Não é mais uma, é "a" partida. A oportunidade de disputarmos esse jogo, em que será a primeira vez na história do basquete brasileiro contra uma equipe de NBA no Brasil é uma coisa que não podemos tratar como qualquer coisa. O reconhecimento da grandiosidade do Flamengo, dentro e fora do país, é digna de que façamos uma boa apresentação. Queremos fazer jus.

Relação da NBA com o basquete brasileiro
O NBB é a única liga no mundo em que a NBA está se relacionando diretamente. E eles não entram em qualquer coisa, para ver no que vai dar. Eles viram que temos um produto bom, com possibilidade de crescimento, e o Flamengo pelo que vem fazendo nos últimos anos, ganhando títulos e se tornando referência, pode contribuir demais com o crescimento do basquete no Brasil. Meu papel é poder transmitir essa ideia para a minha equipe para que eles executem da melhor forma possível. Com o time qualificado que temos, de caráter e personalidade também, vamos brigar por isso.

Adequação aos moldes da NBA
A gente se propôs a viver essa realidade. Nos adaptamos às regras, tempo de jogo, modo de jogar, rotina de treinamentos. É nossa oportunidade de vivenciar a maneira que eles pensam o basquete, tanto em quadra, como nas questões de ações sociais, marketing, relacionamento com a imprensa... É um momento importantíssimo para o basquete brasileiro e para o Flamengo.