Notícias

Tradicional "pelada das embaixadas" homenageia Evaristo de Macedo

Partida que acontece anualmente presta homenagem ao ídolo do Clube

Por - em
Neste sábado (14.11) começaram as comemorações pelos 120 anos de fundação do Mais Querido. Para celebrar, o Rubro-Negro teve um dia de eventos marcados e entre as atividades, aconteceu o 6º Encontro Internacional das Embaixadas da Nação. Primeiro as embaixadas tiveram um encontro marcado com o presidente do Mais Querido, Eduardo Bandeira de Mello. Após a reunião, aconteceu a tradicional e anual "pelada das embaixadas" no campo society do Clube. A cada ano, um nome marcante do futebol rubro-negro é homenageado e a partida deste ano marcou a entrega do troféu Evaristo de Macedo para a embaixada vencedora do torneio.

O homenageado Evaristo de Macedo, é um dos maiores gênios da história do futebol. O ex-jogador se tornou rubro negro ainda criança, quando já ia aos jogos do Mais Querido com o seu tio. O tempo passou, ele trocou a arquibancada pelo gramado e o Manto Sagrado passou a ser também seu uniforme de trabalho. Na Gávea, virou craque e fez história. O atleta que jogou no Madureira até os 19 anos, depois escolheu o Flamengo, já que Vasco e Fluminense também desejavam sua contratação. A escolha feita com o coração foi certeira, visto que vestindo as cores rubro-negras, ele foi um dos protagonistas do primeiro tricampeonato carioca  vencido pelo Mais Querido dentro do Maracanã. O ex-craque esteve nos três títulos (1953, 54 e 55).

Em 1957, Evaristo de Macedo foi vendido ao Barcelona. Na Espanha, jogou também no Real Madrid e foi ídolo nos dois rivais. Voltou ao Flamengo em 1964 e jogou na Gávea até 1966, quando decidiu se aposentar, aos 33 anos, devido a intensas dores em um de seus joelhos. O ex-atleta também foi um treinador vitorioso e chegou a ser técnico do Flamengo em três oportunidades. Ainda como jogador, vestiu também a Amarelinha da Seleção Brasileira.

Evaristo falou sobre a emoção de ser homenageado pelo seu clube do coração.

"Fico lisonjeado e feliz por saber que as pessoas reconhecem o pouco que eu fiz. O Flamengo está sempre presente na minha vida em todos esses anos. Fico agradecido por poder comemorar os 120 anos do Flamengo. Só lamento não estar mais aqui para comemroar os próximos 120. Parabéns a todos os rubro-negros e ao Flamengo, por tudo o que já nos proporcionou e ainda proporciona", declarou.

Curiosidades sobre as passagens de Evaristo pelo Flamengo:

1- No Estadual de 1955, Evaristo fez o gol da vitória por 1 a 0 sobre o América no primeiro jogo das finais que decidiram o segundo tricampeonato do CRF;

2- A maior goleada da história do Maracanã foi Flamengo 12 x 2 São Cristóvão, em 1956, pelo Estadual. Evaristo, com cinco gols, foi o artilheiro da partida. Os outros gols rubro-negros foram de Índio (4), Joel, Paulinho e Luís Roberto;

3- Evaristo fez 103 gols em 182 jogos com o Manto Sagrado;

4- Evaristo teve três passagens como técnico do Flamengo: 1993 - 1998/99 - 2002/03.