Notícias

Pratas do Fla: Medicina como prevenção, tratamento e recuperação

Médicos e fisioterapeutas atuam principalmente para evitar lesões

Por - em
Quando se fala em departamento médico no meio esportivo os atletas logo se preocupam. Mas a medicina esportiva é muito mais do que curar contusões e não tem apenas a reabilitação como objetivo. Com segmentos teóricos e práticos, os médicos do esporte trabalham para investigar a influência do exercício na fisiologia do corpo, durante a prática do futebol, com o objetivo de prevenir e tratar os atletas para evitar lesões.

As categorias de formação de jogadores possuem características próprias. Muitos atletas de diversos estados do Brasil, com características e maturações diferentes, desafiam o trabalho dos profissionais da área. Além de orientações médicas, a equipe do Departamento Médico do Flamengo atua com a formação do cidadão.

Seja sócio-torcedor e ajude a formar mais atletas de base.

A atuação médica é feita com avaliações e monitoramentos diários para prevenir lesões que, quando diagnosticadas, são encaminhadas para reabilitação ou para passar pelo processo pré-operatório. Além do acompanhamento diário no Centro de Treinamento George Helal, os médicos disponibilizam seus números telefônicos para emergências e trabalham em escala para acompanhar os jogos dentro e fora do Rio de Janeiro.

"O Departamento Médico atua no tratamento, prevenção e auxílio na performance. Além disso, temos uma função educacional. Temos que tratar esses atletas com zelo e cuidado, pois a maioria dos garotos que estão aqui monitoramos por uma vida inteira. É importante vermos a formação como um todo, não só como jogador, mas também como ser humano", afirma o Dr. João Marcelo.

Equipe
O grupo médico do Flamengo é composto por seis profissionais. Todos, além de sua especialização, ainda têm no currículo a medicina esportiva. Dr. Serafim Borges - que fez parte do Brasil campeão mundial em 2002 - e Dr. Luiz Claudio Baldi - também com passagem pela Seleção Brasileira, são cardiologistas e médicos do esporte, atuam pelo profissional e prestam suporte para a base no estudo clínico. O ortopedista João Marcelo Amorim e o radiologista Dr. Bruno Pinheiro também possuem dupla especialização com a Medicina Esportiva. O grupo é integrado ainda pelos ortopedistas César Esteves e Leandro Guimarães.

Completando a equipe, o clube conta com os profissionais da Fisioterapia, realizada por José Batista de Moraes, coordenador do grupo, e Eduardo Calçada, ambos com passagem pela Seleção Brasileira, além de André Luis Bezerra e Rafael Calabria Junior. Fernando Nascimento de Freitas, Rafael de Souza Vieira Graciano e Gabriel Machado são os estagiários. Setor de grande importância no Departamento Médico, a fisioterapia atua com a prevenção de lesões e recuperação dos atletas.

Na prevenção de lesão, os fisioterapeutas utilizam o método de propriocepção (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo) e "Core Training", que é o fortalecimento muscular realizado através de contrações musculares com diversos movimentos estáticos e dinâmicos que trabalham toda musculatura do corpo, em conjunto com a Preparação Física.

Processo para recuperação
Antes de chegar até a fisioterapia, os atletas são avaliados pelos médicos e, então, com um diagnóstico estabelecido, os fisioterapeutas iniciam o trabalho, elaborando o protocolo de tratamento que será seguido até a sua pronta recuperação.

Quando o atleta é diagnosticado com indicação cirúrgica, são realizadas atividades pré-cirúrgica e pós-operatória. No primeiro, os fisioterapeutas fazem analgesia, para tirar a dor e reduzir o edema com crioterapia (gelo), eletroterapia e ultrassom terapêutico. Em seguida um fortalecimento para hipertrofia muscular com um forte trabalho de musculação para deixar o atleta preparado para cirurgia.

No pós-operatório, os atletas retornam com grande edema, hematomas e dor que precisam ser controlados, com isso, trabalho é reiniciado, desta vez sem a ultrassonografia. O jogador passa por crioterapia (gelo) e eletroterapia, seguidas por mobilização, flexo-extensão de joelho, ganho de arco de movimento (ADM) e articulação de joelho, já que o atleta ainda está bem clinicamente, porém sem condição da prática esportiva.

Quando são torções ou lesões leves, os fisioterapeutas realizam analgesia e quando a dor reduz, realizam no fortalecimento da região e propriocepção em sala de fisioterapia com equipamentos e no campo com trote salto, giro, circuito sem bola e com bola.

"Quando o atleta está entregue ao Departamento de Fisioterapia, ele não trata apenas o membro lesionado e sim o corpo como um todo, trabalha todos os seguimentos sem interferir no membro em tratamento. A fisioterapia trata, fortalece, realiza o trabalho proprioceptivo, dá início ao trabalho no campo, como trote, circuito com mudanças de direção, aceleração, desaceleração com e sem bola, para uma possível liberação à fisiologia", explica Batista, coordenador da fisioterapia.

Quando um atleta fica mais de uma semana em tratamento na Fisioterapia, é encaminhado para a Fisiologia, onde realiza musculação, resistência e trabalho em campo monitorado até migrar para preparação física antes de treinar com o grupo.

O Departamento Médico da Base do Flamengo atua diretamente com a Fisiologia na recuperação, com a Nutrição no balanceamento alimentar, com a Psicologia caso algum déficit seja observado, e com a preparação física na transição dos atletas do departamento médico para o campo. Toda parte administrativa de realização de exames, marcação de cirurgias e organização de laudos é realizada pela Sônia de Jesus.

Na próxima semana, iremos apresentar o Departamento das Comissões Técnicas.

Leia as matérias anteriores da série:

Pratas do Fla: Conheça o Centro de Inteligência e Mercado do Futebol

Pratas do Fla: como é aplicada a cidadania na base rubro-negra

Pratas do Fla: Psicologia esportiva levada como treinamento mental
 
Pratas do Fla: Alimentação a favor do esporte

Pratas do Fla: Fisiologia como suporte na preparação física

Pratas do Fla: Pedagogia na disciplina fora de campo

Pratas da Casa: Saiba como funcionam as categorias de base do Flamengo