Notícias

Por excelência nos esportes, clube anuncia CUIDAR

Diretoria apresenta gerente do projeto, Izabel Miranda Rohlfs, com a presença de profissionais e atletas rubro-negros

Por - em
Na manhã desta quarta-feira (02.12), os esportes olímpicos do Flamengo celebraram mais uma vitória, desta vez, fora do pódio. O CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atletas de Rendimento) foi lançado oficialmente no ginásio Hélio Maurício. O local - casa do basquete rubro-negro campeão do mundo - não poderia ser mais apropriado para receber os profissionais que tiraram do papel o projeto que irá iniciar uma nova era no Mais Querido. A integração de esporte e ciência, contando com equipes multidisciplinares trabalhando em conjunto, promete fortalecer o Flamengo como um celeiro de craques e cidadãos.

Clique e confira a galeria de imagens do evento.

O evento de celebração e discussão do projeto contou com o presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, o vice-presidente de Esportes Olímpicos, Alexandre Póvoa, e o diretor da pasta, Marcelo Vido, que apresentaram aos presentes Izabel Miranda Rohlfs, que será a gerente do CUIDAR. Com experiência de oito anos no Minas Tênis Clube, a profissional esmiuçou o plano traçado para o futuro dos atletas.

"Me sinto muito honrada por estar aqui, participando de um momento tão importante de convergência de ideias. Essa quebra de paradigmas no Flamengo é muito importante para mim também. Sou ex-atleta, trabalhei anos como treinadora, o Marcelo (Vido) trabalhou comigo no Minas. E quando falamos de ciência, falamos também de processos de gestão. Agradeço à diretoria do clube que me deu todo suporte", disse Izabel (foto).

Você pode ajudar o Anjo da Guarda e investir nos projetos dos esportes olímpicos do Flamengo destinando parte do seu imposto de renda: clique, entenda e participe!

Emocionado, Vido agradeceu a todos que possibilitaram o projeto. "Obrigado ao presidente (Bandeira de Mello), ao Póvoa, aos nossos parceiros dos comitês olímpicos americano e britânico, à Estácio. Juntamos as Escolas de Esporte às categorias de base, unificamos nossas gerências... E hoje lançamos nosso projeto CUIDAR: o esporte baseado no conhecimento, no aprendizado e na inteligência", declarou.

Mais um passo de uma longa caminhada
Desde o início da nova gestão do clube, a luta pelos esportes olímpicos começou a todo vapor. Em meio aos obstáculos deixados para trás e até mesmo críticas às medidas tomadas para alcançar a autossustentabilidade das modalidades, o vice-presidente e o diretor da pasta, Alexandre Póvoa e Marcelo Vido, encabeçaram uma verdadeira revolução no clube. Ao longo dos três anos que se passaram, desde 2013, os ginásios da sede social foram reformados, o dojô se tornou exemplo nacional e uma moderníssima piscina olímpica está a caminho da Gávea - isso tudo sem deixar de lado o investimento na lapidação de novos talentos, em terra e mar.

"Três anos atrás eu estava recomeçando o trabalho nos esportes olímpicos. Demos dois passos atrás para dar dois à frente, e fomos criticados. E 2015 está sendo o ano da autossuficiência. Posso dizer com orgulho que hoje os esportes olímpicos não dependem mais do futebol pra caminhar. Voltamos a ser um clube cidadão. Agora temos que olhar para frente com calma e buscar excelência. O CUIDAR vai buscar desenvolver o atleta de jovem até o alto rendimento com ciência. Em seis meses, tudo estará 100% instalado, na sede do remo. O Flamengo tem que ser referência em centro de treinamento do esporte. Temos 750 atletas aqui dentro suando pelo Flamengo de forma anônima: é por eles que vamos brigar. O Flamengo vai voltar a ser campeão de tudo", afirmou Alexandre Póvoa (foto).

Futebol e esportes olímpicos de mãos dadas
Também estiveram no evento os médicos responsáveis pelo futebol e pelo basquete do Flamengo, respectivamente o Dr. Marcio Tannure e o Dr. Cláudio Cardone. Os profissionais comentaram a colaboração mútua e a sinergia entre o projeto CUIDAR nos esportes olímpicos e a aplicação de ciências no futebol, a ser implantada no Centro de Treinamento George Helal, em parceria com a Exos.

"A Exos vem com seu know how, mas nosso pensamento é para que eles tragam uma nova visão de treinamento e performance para um intercâmbio com nossos profissionais. Temos um material humano maravilhoso e vamos adaptar na nossa realidade. Tudo que pudermos trocar de aprendizado com os esportes olímpicos será bem vindo. Estou animado porque vi aqui no clube o empenho das pessoas e uma estrutura excelente", elogiou Dr. Tannure, seguido por Cardone.

"O projeto CUIDAR vem para um salto de qualidade no trabalho que já fazemos. No futebol, sempre tivemos facilidade em usar equipamentos, pessoal... Esse é o projeto que hoje mais me motiva aqui no Flamengo", finalizou o médico.

Entenda o projeto
O projeto CUIDAR reunirá, em um centro de inteligência unificado localizado dentro da Gávea, todos os profissionais ligados às chamadas ciências do esporte dos oito esportes olímpicos que o Flamengo disputa. O trabalho de unificar o conhecimento será realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de preparação física, fisioterapia, medicina esportiva, psicologia, nutrição, fisiologia, biomecânica, bioestatística, biomecânica e tecnologia esportiva, já pensando nos Jogos Olímpicos de 2020.

Os recursos do projeto são oriundos da Lei de Incentivo Federal do Esporte (Imposto de Renda) e dos acordos com os Comitês Olímpicos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha. Além da ajuda financeira através da cessão de equipamentos, esses dois grandes comitês, que atuam na vanguarda tecnológica do esporte, têm o interesse de usar a sede do clube durante as Olimpíadas. A Estácio e o Anjo da Guarda também são apoiadores do projeto.