Notícias

Confrontos: em 2009, com direito a gol olímpico de Pet, Flamengo bateu o Atlético-MG no Mineirão

A vitória, que veio a quatro rodadas do Hexa, ainda teve Adriano Imperador dando números finais à partida

Por - em
Domingo, 8 de novembro de 2009, Mineirão lotado com mais de 60 mil pessoas e uma vitória com a cara do Flamengo. Naquele Campeonato Brasileiro, em que o Rubro-Negro conquistaria o hexacampeonato, o Atlético-MG era o adversário na 34ª rodada, o mesmo da noite desta quarta-feira (27), pela estreia na Primeira Liga. Em um confronto direto pelas primeiras posições, o Mais Querido venceu e subiu para terceiro colocado na tabela, enquanto o Galo caiu para quarto lugar.

O resultado deixou os rubro-negros a dois pontos do líder do Campeonato Brasileiro, o São Paulo - que na quarta-feira havia empatado com o Grêmio, no Olímpico. O Flamengo ainda teria mais quatro partidas antes de levantar a taça: Náutico (2 a 0), Goiás (0 a 0), Corinthians (2 a 0) e Grêmio (2 a 1).

{{video-globo,1156104,625,350}}

Briga pela artilharia
Aquela partida, que teve direito a golaço olímpico de Petkovic, primeiro gol de Maldonado com o Manto Sagrado e tento decisivo de Adriano, também reservou um duelo particular entre o Imperador e Diego Tardelli. O gol de cabeça marcado pelo camisa 10 do Flamengo não só garantiu a vitória, como o empate na tabela dos artilheiros do Brasileirão, ao lado justamente do jogador da equipe mineira, ambos com 18 gols. A artilharia daquele campeonato acabaria mesmo dividida, cada um com 19 gols na competição.

O jogo
Sem muitas chances claras de gol e muita pressão do Galo, o Rubro-Negro investia na cadência e nos contra-ataques. Cabia a Petkovic a missão de criar as situações de gol e foi ele mesmo quem iniciou a jogada precedente à primeira bola na rede: o sérvio lançou Zé Roberto pela esquerda, que arriscou o chute, afastado para escanteio; na cobrança, aos nove minutos, o gringo cobrou e acertou a bola no primeiro pau, entre o zagueiro Thiago Feltri e o goleiro Carini, marcando o seu segundo gol olímpico naquele Campeonato Brasileiro - o primeiro havia sido contra o Palmeiras, na 30ª rodada, quando o Flamengo emplacou nove jogos invicto e encostou no G-4. Naquela partida, Petkovic marcou os dois gol(aço)s da vitória.

O gol de Pet, seu 50º com o Manto Sagrado, esfriou o ímpeto do Atlético-MG. Com as chances de gol escassas, foi o volante Maldonado quem ampliou, aos 39 minutos, depois de uma roubada de bola no meio campo. Em jogada individual, o chileno cortou Werley e bateu no canto, para marcar seu primeiro gol no clube. Neste momento, aproveitando o silêncio da maioria atleticana, a Nação fez uma filial do Baile do Vermelho e Preto no Mineirão.

Atrás no placar e jogando em casa, o Galo foi para o ataque e conseguiu diminuir a vantagem rubro-negra aos quatro minutos da etapa complementar. Com a pressão dos anfitriões, o Flamengo lutava para se manter com a vitória. Com Pet substituído aos 25 minutos, a tarefa ficou para Adriano, que acatou com grado. Aos 36, após cruzamento de Fierro, que entrou bem na partida no lugar do sérvio, o Imperador escorou de cabeça e correu para o abraço. A redonda ainda tocou em Benitez antes de morrer no fundo da rede. Depois disso, ecoava ainda mais forte o sotaque carioca no Mineirão.

Como assistir à partida de hoje
Se você não quer perder mais um jogão entre Flamengo e Atlético-MG, pode acompanhar o clássico no canal SporTV. Enquanto isso, fique por dentro na nossa transmissão em tempo real no Twitter oficial do clube.

Sócios-torcedores trocaram seus pontos por ingressos e vagas para seus filhos entre os mascotes que entrarão em campo com o time. Também quer curtir ações como essa e ainda investir no futebol do Mengão? Clique aqui e entre agora para o Programa Nação Rubro-Negra.