Notícias

#BuzzFla: O carnaval rubro-negro em nove músicas

Entre sambas e frevos, o Mais Querido já foi tema de várias músicas carnavalescas

Por - em








#1 - Hino Oficial do Flamengo - Paulo Magalhães
A música que diz "Flamengo, Flamengo; Tua glória é lutar..." era quase obrigatória nos bailes de carnaval do Rio de Janeiro. A melodia marcava a passagem de um bloco de músicas para outro. Até mesmo torcedores adversários, no momento de festa, se rendiam ao hino rubro-negro.

#2 - Samba Rubro-Negro - Wilson Batista
"Flamengo joga amanhã, eu vou para lá..."
O cantor Wilson Batista eternizou os craques rubro-negros Rubens, Dequinha e Pavão no seu samba, que falava do amor do torcedor pelo Mais Querido e das idas ao Maracanã. Anos depois, João Nogueira gravou outra versão da música, falando de Zico, Adílio e Adão.

#3 - Flamengo de Todos os Deuses - Wilson Simonal
Em 1969, o G.R.E.S. Salgueiro desfilou na avenida com o enredo "Bahia de Todos os Deuses". O rubro-negro Wilson Simonal, um dos maiores cantores brasileiros da década de 1970, adaptou o samba para "Flamengo de Todos os Deuses", falando da torcida e declarando "Cada jogo uma vitória; Cada vitória um carnaval"

#4 - Flamengo e Mangueira - Bezerra da Silva
O sambista carioca Bezerra da Silva comparou o Flamengo com a Mangueira, escola de samba do Rio. O malandro chama os dois de campeões dos campeões e fala da inveja que as vitórias do Rubro-Negro e da Verde-e-Rosa provocam.

#5 - Saudades do Galinho - Moraes Moreira
O músico Moraes Moreira gravou um frevo para celebrar a aposentadoria de Zico, o eterno camisa 10 da Gávea. O pernambucano fala da saudade que o Galinho de Quintino deixa no coração do torcedor ao abandonar os gramados.

#6 - Salve a Torcida - Chico Buarque
Composição de Carlos Fernando, o frevo gravado por Chico Buarque fala da multiplicidade da torcida do Flamengo e da culminância que um jogo do Mais Querido representa. "Todos eles trabalham; Todos eles investem; 
Na poupança pro Mengo; Uma vez por semana"

#7 - O Campeão - Neguinho da Beija-Flor
Ao longo da história, o samba tornou-se o hino não-oficial do Maraca. "Domingo, eu vou ao Maracanã; Vou torcer para o time que sou fã..."T odas as torcidas cariocas cantam, mas nenhuma com a força da Nação Rubro-Negra, da qual o compositor faz parte.

#8 - Uma Vez Flamengo... - G.R.E.S. Estácio de Sá
Em 1995, para homenagear o centenário rubro-negro, a Estácio de Sá desfilou na avenida com enredo sobre o Mais Querido. O samba agradou à torcida, que adotou os versos e os canta até hoje. A letra saúda grandes ídolos e fala da fundação, dos clássicos e das conquistas do Flamengo.

#9 - Hino Popular do Flamengo - Lamartine Babo
Em 1942, o compositor Lamartine Babo foi desafiado no programa de rádio "Trem da Alegria", do qual participava, a compor os hinos de todos os clubes que disputariam a primeira divisão carioca daquele ano. O sucesso da canção foi tanto que esta versão é mais famosa até do que o hino oficial e foi responsável por eternizar os versos "Uma vez Flamengo, sempre Flamengo..."