Notícias

Conheça a história de Ethan Donaldson, torcedor Rubro-Negro nascido nos EUA

"Gringo" aproximou-se do Mais Querido através de Romário, ídolo de infância

Por - em
Imagine nascer e crescer nos Estados Unidos e conhecer como Football um esporte jogado predominantemente com as mãos. Acrescente ao fato, a realidade que nos anos 90 a tecnologia não era tão difundida como atualmente e, por consequência, o Soccer, ou simplesmente o nosso futebol, não ultrapassava as fronteiras continentais e chegava aos televisores norte-americanos. Nada disso foi suficiente para impedir que a paixão pelo Mais Querido arrebatasse Ethan Donaldson, 36, nascido em Ohio e que atualmente vive em Connecticut. Ao conhecer a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994, o "gringo" iniciou uma relação de amor com o Rubro-Negro.

Em conversa com o Site Oficial do Flamengo, Ethan contou que a diversidade do time brasileiro e um jogador especial, fundamental naquele Mundial, o aproximariam do Mais Querido.

"Meu primeiro contato com o futebol foi na Copa do Mundo de 1994. A diversidade do time brasileiro me chamou a atenção. Foi quando vi Romário, que se tornou meu jogador preferido de todos os tempos, liderando a equipe para a conquista", relembra.

Como um seguidor assíduo do Baixinho, Ethan conheceu o Flamengo um ano depois quando o então melhor jogador do planeta deixou o Barcelona rumo à Gávea. Sem a possibilidade de assistir os jogos, o norte-americano conta que ficava mais próximo do time de coração jogando videogame. Entretanto, anos depois, a paixão alcançaria um outro nível por uma razão muito especial: Ethan se casaria com uma brasileira.

"Conheci a família da minha mulher em 2012 e meu sogro me deu uma camisa do Flamengo. Depois disso, um primo dela me deu um kit personalizado com o número 8, do Adílio. Como fui "batizado" Rubro-Negro pela família da minha mulher, passei a estudar toda a história do clube, o que foi difícil, pois não falava nada de português à época", conta.

Contudo, a internet aproximou Ethan e Flamengo. Através de serviços de streaming, o torcedor "gringo" acompanha as partidas e debate o dia-a-dia do clube com os amigos que criou no Twitter. Foi assim que elegeu o jogo preferido, a final da Copa do Brasil de 2013, quando o Mengão sagrou-se tricampeão da competição. Quando vem ao Brasil, aproxima-se da paixão, como nesta terça-feira, acompanhando o treino do Mais Querido na Gávea pela primeira vez.