Notícias

100 dias para Rio-2016: Flamengo tem atletas confirmados e será sede de potências olímpicas

Além dos já convocados, Rubro-Negro tem representantes bem cotados para disputar os Jogos

Por - em
Faltando 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio-2016, a torcida rubro-negra já tem motivos para comemorar. O Flamengo tem atletas confirmados na Seleção Brasileira de cinco modalidades olímpicas e duas paralímpicas, além de outros talentos muito bem cotados para as convocações oficiais que serão divulgadas até julho.

Mas a participação do Flamengo nos Jogos não para por aí. Nos últimos anos, a sede social da Gávea passou por reformas que fizeram do clube referência internacional e também será aproveitada por atletas estrangeiros durante a Rio-2016. As melhorias na infraestrutura dos esportes olímpicos, após o Mais Querido se tornar um clube-cidadão, devem-se a recursos da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) e de investimentos dos comitês olímpicos dos Estados Unidos (USOC) e da Grã-Bretanha (BOA), que terão sede na Gávea.

Seja na terra, seja no mar
Com um ouro no Pré-Olímpico, no Chile, a remadora Fernanda Nunes se classificou para a prova de Double Skiff Peso Leve, ao lado de sua parceira de Seleção, Vanessa Cozzi. O esporte fundador do Rubro-Negro também terá representantes nas Paralimpíadas. Michel Pessanha e seu técnico Franquilim Oliveira compõem equipe e comissão técnica, respectivamente, na modalidade Double Skiff Tronco e Braços. Ainda nos Jogos Paralímpicos, a judoca deficiente visual Karla Cardoso (48kg), prata em Atenas-2004, também vai lutar por mais uma medalha.

Na piscina, o Mais Querido tem três atletas garantidos. Pela natação, em sua primeira Olimpíada, Luiz Altamir irá disputar a prova dos 400m Livre. A vaga foi confirmada com índice e bronze no Campeonato Brasileiro Absoluto, o Troféu Maria Lenk. Já Lorena Molinos e Maria Clara Lobo representam o Flamengo na equipe de nado sincronizado; na comissão técnica, está o fisioterapeuta do futebol de base rubro-negro Dudu Calçada.

O treinador José Neto, como auxiliar-técnico de Rubén Magnano, e o preparador físico Diego Falcão estão na comissão técnica do basquete brasileiro. Já Rosicleia Campos, um dos maiores nomes do esporte do país, treina a equipe nacional feminina de judô.

Sempre amado, mais cotado
Ainda não foram divulgadas as convocações oficiais de alguns esportes, como ginástica artística, basquete e polo aquático, mas as Seleções destas modalidades têm, regularmente, atletas rubro-negros na lista de selecionados.

Na ginástica artística, Jade Barbosa, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva costumam figurar como titulares nas competições pela Seleção Brasileira e são grandes nomes do esporte no país. Com as três, além de Milena Theodoro na reserva, a equipe brasileira conquistou a vaga olímpica na última semana.

O basquete nacional também já tem vaga assegurada na Rio-2016 e está no Grupo B, ao lado das potências Espanha, Lituânia e Argentina, além de Nigéria e mais uma equipe classificada pelo Pré-Olímpico Mundial, que será realizado no início de julho. O Flamengo, como potência nacional do esporte, tem sido observado pelo treinador Rubén Magnano em partidas do Novo Basquete Brasil (NBB) e pode ter representantes no time.

O polo aquático brasileiro participa pela primeira vez de uma olímpiada, com vaga garantida como país-sede, e pode contar com Marina Canetti, regularmente convocada nos últimos compromissos da Seleção, como em fevereiro deste ano, quando fez parte da delegação que levou o Brasil à Super Final da Liga Mundial, que acontecerá de 7 a 12 de junho, na China.

Como torcer pelos rubro-negros
Os Jogos Olímpicos de Rio-2016 acontecem entre os dias 5 e 21 de agosto. Além dos canais de esportes na televisão - aberta e fechada -, você também pode acompanhar os resultados dos atletas do Mengão pelo Site Oficial do Clube e nas redes sociais do Flamengo. Siga nossos perfis: Facebook, Twitter e Instagram.