Notícias

Atletas participam de avaliação física no CT

Teste é realizado com corridas com aumento gradual de velocidade afim de observar a resistência de cada jogador

Por - em
Os profissionais do Centro de Excelência em Performance do Flamengo (CEP FLA) promoveram nesta quinta-feira (28) uma avaliação física com os atletas, no Campo 2 do Centro de Treinamento George Helal. O elenco realizou corridas com aumento gradual de velocidade e os tempos foram cronometrados individualmente a fim de avaliar a resistência de cada jogador ao exercício proposto.

Daniel Gonçalves, coordenador científico do CEP FLA, explicou como é feita a atividade.

"É uma avaliação que a gente chama de ‘reteste’, ou seja, uma segunda avaliação para ver o nível de desenvolvimento dos atletas ao longo da temporada. Essa é uma avaliação do sistema cardiorrespiratório. Mensuramos o VO2 máximo dos atletas, que tem relação direta com o que se capta de oxigênio no ar e que se transporta dos pulmões para os músculos. Quanto maior o nível de VO2 do atleta de futebol, melhor é seu desempenho físico dentro de campo com relação às distâncias percorridas e com ações de alta intensidade no campo de jogo", disse.

Os sócios-torcedores do Programa Nação Rubro-Negra são os grandes responsáveis pela reformulação da estrutura do futebol do Flamengo, que hoje é referência no esporte. Clique aqui e faça parte deste momento histórico para o clube.

O coordenador científico ainda falou sobre o planejamento e a importância desse tipo de avaliação.

"Essas medidas fazem parte de um planejamento anual, tanto individual quanto coletivo. E essa avaliação também é de grande importância para o monitoramento das cargas de treino, já que temos os controles de treinamento em tempo real. Também nos baseamos nesse parâmetro para sabermos com exatidão aquilo que os atletas desempenharem em campo", concluiu.

Felipe Olive, fisiologista do departamento físico, lembra que, na pré-temporada, foi realizado um teste semelhante ao desta quinta-feira (28).

"Nós fizemos uma avaliação similar a essa no começo da temporada e combinamos com o professor Muricy e com o professor Carlito que antes do Campeonato Brasileiro nós pudéssemos reavaliar, para ver o nível de condicionamento aeróbico que os atletas ganharam nesse período. Nós aproveitamos e o utilizamos como um aquecimento antes do início do trabalho, aproveitando a metodologia da avaliação", explicou Olive, que completou.

"Normalmente nós fazemos esse teste na pré-temporada e na ‘intertemporada’ para acompanharmos a evolução. Caso a gente tenha uma pausa em meados do Brasileirão podemos fazer novamente antes do treinamento para acompanhar a curva de evolução deles", concluiu.

O trabalho destes profissionais é fundamental para o desenvolvimento físico da equipe, com o objetivo de melhorar a preparação do plantel visando uma competição mais longa e desgastante, como é o Campeonato Brasileiro. O Mais Querido estreia na competição no sábado, dia 14 de maio, contra o Sport Clube Recife.

*Matheus Oliveira, sob supervisão de Isabela Abirached