Notícias

Exposição de relíquias Rubro-Negras atrai torcedores à Gávea

Colecionadores apresentaram itens históricos do Flamengo

Por - em
Idealizado por colecionadores e apaixonados pelo Mais Querido, neste sábado (07), no Salão Nobre da sede social do clube, ocorreu a Exposição de Colecionadores do Flamengo, que reuniu as mais variadas relíquias ligadas à história do Mais Querido. Diversos artigos foram expostos no evento. Camisas, ingressos antigos, faixas, jornais com notícias sobre o Flamengo, chaveiros, fotos e diversos outros itens puderam ser apreciados pelos visitantes. 

O clube disponibilizou alguns dos troféus mais importantes da história como parte da exposição. Ao lado deles foi montado um projetor através do qual, durante todo o dia, foram exibidos diversos gols fundamentais para essas conquistas. Muitos dos torcedores que visitaram o local pararam por alguns minutos para assistir aos momentos, conversando sobre os jogadores e as equipes do passado.

Daniel Rosenblatt, do Patrimônio Histórico do Flamengo, falou sobre a exposição.

"Esse é um evento básico da essência Rubro-Negra. O departamento de Patrimônio Histórico vem desenvolvendo um trabalho de armazenamento e catalogação de seus acervos e, infelizmente, ele ainda não é tão grande. Eu tenho amigos que têm coleções particulares, esses tem outros amigos, que também têm suas coleções e 90% deles são sócios do clube. Eles estão sempre me ajudando nesse departamento, de maneira direta ou indireta", disse Daniel, que também contou como surgiu a ideia da exposição. "Nas arquibancadas, ginásios e quadras, nós vínhamos conversando sobre organizar algo legal, um evento para poder mostrar aos torcedores mais jovens os uniformes, fotos e diversos outros artigos".

Craques do passado e dirigentes do clube também prestigiaram o evento. Daniel expressou a satisfação por receber tantas presenças ilustres e tantos outros torcedores de gerações diferentes.

"Passaram aqui ex-jogadores que ao ver o uniforme, lembravam do passado. Dirigentes que ainda tem alguns dos modelos de camisa expostos. São tantas histórias... E nesse tipo de evento estão reunidas diversas gerações. Chegaram senhores de 80, 90 anos, jovens com menos de 10. Pessoas que nasceram em diversas décadas, e todos irremediavelmente Flamenguistas. Cada um vive o Flamengo de uma forma, cada um tem um ídolo especial e isso faz com que sejamos essa Nação de mais de 40 milhões de torcedores.", completou.

Foi uma verdadeira viagem no tempo para os mais de 700 visitantes que vieram à Gávea.

O Flamengo agradece aos colecionadores que tornaram esse evento possível:

Alexandre Neto
Alexsander Chamarelli Vaz
Almyr Borges da Silva
Ataliba Aragão Moura
Bernardo L. Figueiredo do Nascimento
Bruno Gomes Chung Nin
Bruno Santos G de Castro
Daniel Correa Barbosa
Deiner Astórico Barbosa
Eduardo Vinicius de Souza
Felipe Bins da Fonseca
Felipe Rezende Wangler
Guilherme Nogueira de Almeida
Jorge Humberto C. Purger
Marcelo Cohen de Almeida Pinho
Marcelo Monteiro da Silva
Raphael Reis de Oliveira Andrade
Raphael Santana Garcia
Ricardo Muniz Branquinho Júnior
Thiago Costa de Oliveira
Victor Raposo dos Santos
Vitor Eidelman

* Sob a supervisão de Ricardo Taves