Notícias

Maior campeão do NBB, Marcelinho se aproxima dos cinco mil pontos na história do campeonato

Capitão rubro-negro está a seis pontos da marca; Olivinha e Jerome também estão perto de baterem recordes pessoais

Por - em
Maior campeão do NBB CAIXA, com quatro títulos - todos pelo Flamengo -, e segundo maior cestinha da história da competição, Marcelinho Machado pode chegar a mais uma marca expressiva no torneio, vestindo o Manto Sagrado. O capitão rubro-negro está a seis pontos de completar cinco mil no torneio nacional. O único atleta a alcançar o feito é Shamell, do Mogi, com 5.422 pontos.

Prestes a entrar em quadra por mais dois jogos da série final melhor de cinco, contra Bauru, Marcelinho tem o status de maior cestinha em decisões de título do NBB. O ala de 41 anos participou de 13 partidas em playoffs finais e ostenta uma média de 20,1 pontos. Segundo o ídolo do basquete rubro-negro, o segredo é a aplicação nos treinos e o jogo coletivo. Entretanto, o camisa 4 faz questão de ressaltar o equilíbrio das equipes.

"Expectativa de uma final é sempre de jogos muito emocionantes, muito duros. Não da pra você fazer uma projeção de como será o próximo jogo, a série, tudo pode acontecer. Pode terminar em três jogos, como em cinco. Basquete não dá para prever muito. O que dá para prever são jogos emocionantes com duas grandes equipes em quadra", analisa.



Mais recordes à vista
Não é só o capitão que pode fazer história nas finais. Olivinha e Jerome estão próximos de outros recordes pessoais. O ala-pivô, que é o maior reboteiro do time com 152 rebotes na competição até agora, mostra que também capricha na pontaria: faltam quatro bolas certeiras para o camisa 16 alcançar o número de 800 lances livres convertidos.

"Ficaria muito feliz em conquistar mais essa marca. O lance livre é o único momento no jogo em que você está sozinho, sem marcação alguma. Para mim, a concentração é o fator primordial para acertar a cesta", contou Olivinha.

Já Jerome Meyinsse, bicampeão do NBB pelo Flamengo e MVP da final da edição 2013/2014, em jogo único, contra o Paulistano, chega na terceira decisão em três temporadas precisando de mais duas enterradas para chegar a cem.

"Será que eu vou conseguir completar nos dois próximos jogos em casa? Com a torcida do Mengão me apoiando, espero conseguir!", declarou o pivô.

Falando na Nação, Marcelinho Machado fez questão de tecer elogios aos rubro-negros.

A torcida, ela, é fundamental para a gente, mas o que temos colocado no nosso treinamento é que ela vai participar do jogo na maneira que nós permitirmos. Nós temos jogadores muito experientes, acostumados com playoff, semifinais, finais. Cada jogo é uma historia, tudo pode acontecer. Mas estamos no caminho certo e temos uma equipe muito experiente pra lidar com esse tipo de situação", finalizou.

O Orgulho da Nação entra em quadra nos dias 26 e 28 de maio, às 17h e às 14h10, respectivamente, na Arena Carioca 2, pelos próximos desafios da série final melhor de cinco contra Bauru. Clique aqui e saiba tudo sobre a partida.