Notícias

Os tetracampeões consecutivos do NBB

Marcelinho, Marquinhos, Olivinha, Gegê e o técnico José Neto estiveram nas quatro últimas conquistas do FlaBasquete

Por - em
Não é de hoje que o basquete do Flamengo vive uma trajetória de vitórias, craques e recordes. Com o penta conquistado no último sábado (11), Marquinhos, Olivinha, Gegê, Marcelinho e José Neto entraram para o seleto grupo de tetracampeões consecutivos na história dos esportes coletivos no Brasil. Presente nos últimos quatro títulos do NBB CAIXA, o quinteto igualou o feito de grandes nomes da modalidade: os atletas Cadum, Pipoka e Israel e o técnico Edvar Simões, que defenderam as cores do extinto porém tradicionalíssimo Monte Líbano, alcançaram o marco na década de 1980.

No caso de Marcelinho, o recorde é ainda mais impressionante. Foram as mãos do capitão que ergueram os cinco troféus conquistados pelo Flamengo no torneio. Marquinhos, ao lado do camisa 4, é um dos mais experientes da equipe e foi eleito nesta temporada, pela segunda vez, MVP do NBB. Apenas os dois são "bi" neste quesito na premiação da Liga Nacional de Basquete (LNB). Já Gegê saiu da base rubro-negra - e das arquibancadas do Maracanã - para defender o time profissional de basquete do seu clube de coração e ser campeão em todas as edições que disputou do NBB. Para Olivinha, o destaque fica pela raça e vibração - além da técnica e dos estatísticas - que consquistaram os corações da Nação Rubro-Negra.

"É uma emoção muito grande. Nós trabalhamos duro a temporada toda para chegar a este momento e é isso que marca a carreira de um jogador. Nos últimos quatro anos nós ganhamos todos os títulos possíveis e eu fico muito feliz de poder participar de toda essa história. O grupo todo está de parabéns", disse o ala/pivô, eleito MVP das finais este ano, à esquerda de Gegê na foto ao lado (crédito: Fotojump/ LNB).

Para o Flamengo, o tetra consecutivo também significou superar o próprio Monte Líbano no ranking dos maiores campeões brasileiros da história do basquete. O clube assumiu o terceiro lugar com seis conquistas - cinco NBBs e um Campeonato Brasileiro da CBB -, atrás apenas do Franca, com 11 títulos, e o Sírio, com sete. No cenário internacional, vale lembrar que apenas Sírio e Flamengo são campeões mundiais no Brasil.

Leia mais:

Marquinhos é "bi-MVP" e Neto é eleito Técnico do Ano pela primeira vez
41 jogos, sete meses e 3480 pontos depois, o Flamengo é pentacampeão do NBB CAIXA
Relembre os títulos do Flamengo até o penta inédito do NBB
Como o trabalho interdisciplinar de médico, fisioterapeutas e preparadores físicos faz um time campeão
Marcelinho Machado: o maior campeão do NBB

A equipe de basquete adulto do Clube de Regatas do Flamengo conta com aporte direto de recursos de seus patrocinadores – SKY e Estácio – além de investimentos da Tim  via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude (ICMS).