Notícias

Bicampeão, FlaBasquete estreia na LDB contra São José na segunda-feira

Equipe rubro-negra sub-22 está no grupo A, com sede em São Bernardo do Campo

Por - em
O time sub-22 de basquete do Flamengo começa a busca pelo tricampeonato da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) na próxima segunda-feira (29). A estreia será contra São José, às 16h30, na Universidade Metodista. A principal competição de base do basquete nacional teve até hoje cinco edições - com dois títulos rubro-negros - e revelou atletas como Cristiano Felício, hoje no Chicago Bulls, na NBA, e Gegê Chaia, hoje no Rio Claro, ambos ex-atletas do Mais Querido. Ricardo Fischer, que chegou ao clube para a próxima temporada, também foi campeão do torneio, pelo Bauru.

O técnico Rodrigo Carlos, auxiliar de José Neto no time profissional, apresentou a equipe sub-22 no início de agosto e, na reunião com os atletas, passou as diretrizes para a temporada 2016/2017.

A sexta edição da LDB  contará com a participação de 11 equipes. O Orgulho da Nação está no Grupo A, que terá como sede a cidade de São Bernardo do Campo (SP), ao lado de São José dos Campos (SP), Basquete Curitiba (PR), Extremos (PB) e Sport Club do Recife (PE). No Grupo B, com sede em São Sebastião do Paraíso (MG), começa suas disputas na terça-feira (30), entre Franca Basquete (SP), Limeira (SP), Rio do Sul (SC), Minas Tênis Clube (MG) e Ginástico (MG).

O Flamengo fechou com quatro jovens reforços para a temporada, que servirão tanto ao time sub-22 quanto ao profissional: Leo Bispo, Lele, Pedrinho e Humberto, que foi apresentado ao lado de Ricardo Fischer.
 
Celeiro de craques
Desde sua criação, a LDB já revelou 101 jogadores para as equipes que disputam o NBB CAIXA. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve 43,2% dos atletas oriundos da competição sub-22.

Regulamento
Na primeira fase, os times são divididos em dois grupos e jogam entre si em turno único. Os três melhores colocados de cada lado avançam ao hexagonal final da Série Ouro e seguem na disputa pelo título e os demais disputam a Série Prata. Na segunda fase, sem carregar os resultados da etapa inicial, as equipes se enfrentam entre si, também em turno único, para ver quem fica com o título. O mesmo acontece na Série Prata, que também terá seu campeão conhecido e premiado.

A equipe de basquete adulto do Clube de Regatas do Flamengo conta com aporte direto de recursos de seu patrocinador Estácio além de investimentos da Tim via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude (ICMS).