Notícias

Atual hendecacampeão consecutivo, Orgulho da Nação estreia no Carioca

Flamengo e Macaé se enfrentam às 21h desta quinta-feira, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea

Por - em
Desde 2005, ninguém tira o FlaBasquete do posto de campeão do Rio de Janeiro. Campeão da Liga das Américas e da Copa Intercontinental em 2014 e atual tetracampeão brasileiro consecutivo - e maior campeão nacional com cinco títulos do NBB CAIXA - o Orgulho da Nação estreia em mais um Campeonato Carioca esta quinta-feira (22), às 21h, em busca do 12º título consecutivo no torneio. A bola sobe para Flamengo x Macaé no ginásio Hélio Maurício, na sede social da Gávea.

Como assistir
Os ingressos para a estreia estão à venda pelo site GuicheWeb. No dia da partida, a venda começa às 18h30 em bilheteria na Gávea. Os portões abrem às 19h e a entrada da torcida deve ser pela Rua Mario Ribeiro, s/nº.

Quem é fã de basquete não pode deixar de comprar o FlaPasse: o cartão ingresso do Mengão dá direito a entrar em todos os jogos com mando rubro-negro no Carioca e no NBB dessa temporada, inclusive possíveis playoffs e finais. Não perca mais tempo e garanta já o seu clicando aqui!

Para quem não puder ir ao jogo, a página oficial do Flamengo no Facebook irá transmitir tudo ao vivo.

Preparação
O elenco rubro-negro acaba de voltar do I Torneio Internacional de Arequipa, no Peru, que contou com três partidas amistosas de preparação contra as equipes do Bahia Blanca (ARG), Elite Sports (PER) e Rio Natura Monbus (ESP). Os comandados de José Neto venceram os dois primeiros jogos e perderam o último. Os atletas ainda têm pela frente o Quadrangular Super Four Rio Nordeste (compre ingressos clicando aqui). A competição contará com a participação de Vasco, vencedor da Liga Ouro, e Basquete Cearense e Vitória, duas equipes nordestinas da elite do basquete brasileiro. O quadrangular acontecerá entre os dias 25, 26 e 27 de setembro, em Fortaleza.

Clássicos

Na edição desta temporada, Flamengo, Botafogo e Vasco serão a grande atração com os clássicos cariocas. Nos dias 30 de setembro e 11 de outubro serão os duelos contra o Alvinegro e nos dias 3 e 14 de outubro serão os confrontos contra o Vasco.

Maior campeão
O clube rubro-negro tem em sua história 41 títulos cariocas, sendo o maior campeão do estado. O capitão Marcelinho Machado é o maior campeão do time com nove taças do Carioca. O ala chegou à Gávea em 2007 e, desde então, participou de todas as campanhas vitoriosas até agora.

Final inesquecível
Todo o campeonato de 2007 foi digno da tradição do basquete carioca, com Fluminense e Vasco com times fortes, graças a parcerias com o Minas e o Brasília, respectivamente, e o Flamengo reforçado para a disputa. Foi ali que nasceu a base do elenco que viria a ser bicampeão nacional e campeão sul-americano nas duas temporadas seguintes. Marcelinho, Wagner, Duda, Hélio, Fernando Mineiro, Amiel e companhia chegaram naquele ano e foram fundamentais na conquista do tricampeonato carioca. O Flamengo também foi superior em toda a competição, tendo apenas uma derrota, para o Vasco, na fase de classificação.

Mas nas finais contra o mesmo Cruzmaltino, o Mais Querido fechou a série melhor de três em 2 a 0. Se na primeira partida o Mengão sequer tomou conhecimento do Vasco, vencendo por 94 a 72, na segunda não teve passeio em quadra e sim vitória apertada por 75 a 73 para delírio da torcida no Maracanãzinho. O grande nome daquele duelo foi Hélio, armador reserva que saiu do banco ainda no primeiro quarto para marcar 30 pontos e ser o cestinha da partida.

A equipe de basquete adulto do Clube de Regatas do Flamengo conta com aporte direto de recursos de seu patrocinador Estácio além de investimentos da Tim  via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude (ICMS).