Notícias

Flamengo sedia Programa de Estágio da Associação Brasileira de Técnicos

Sede náutica da Gávea foi palco do programa ministrado pelo campeão olímpico Chris O’Brien

Por - em
Depois de receber a equipe de remo da Grã-Bretanha durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a sede náutica da Gávea foi palco de um importante projeto realizado durante a última semana (31.10 a 04.11). O Flamengo sediou um estágio internacional de remo, executado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, em parceria com a Associação Brasileira de Técnicos, a ABT.  O evento de capacitação foi ministrado por ninguém menos que o campeão olímpico de remo, o australiano Chris O’Brien. 

Além de receber a iniciativa, o Flamengo participou do evento com três membros do departamento de remo, incluindo o supervisor técnico da modalidade no clube, Edson Figueiredo. Rauno Simola, coordenador do CUIDAR, também participou do estágio. O técnico de remo rubro-negro Franquilim Oliveira, que representou o Brasil e o Mais Querido nos Jogos Paralímpicos do Rio, era um dos presentes e compartilhou como foi esta experiência:

 "Esse curso que está tendo na ABT, a Associação Brasileira de Técnicos, começou ano passado. Alguns treinadores se candidataram, fizeram provas e entraram para esse projeto, que termina esse ano. Nós do Flamengo conseguimos entrar em uma nesse módulo que está acontecendo aqui, um módulo prático e teórico aqui no clube, diretamente com a modalidade de remo. Dentro desse curso passa desde a parte de gestão, de capacitação e por todo o processo necessário. Nele estamos vivenciando a prática de regulagem de barcos, todos os ajustes que nós fazemos em um barco para a competição, planejamento de treino com uma equipe, planejamento com o clube em relação a uma competição. Todo o processo que um departamento de remo precisa ter nós estamos vivenciando junto com o pessoal que faz parte da ABT, que também está participando deste projeto", contou Franquilim. 

Ele também ressaltou a importância de poder trocar e aprender novos conhecimentos com um campeão olímpico:

"Falar do Chris O’Brien é indiscutível. É um cara que é medalhista de ouro em Olimpíada, um cara que é muito bom no remo, um ícone de treinador. Ter aula com ele está sendo de grande valia. Nós vamos conseguir ver qual a visão que ele tem e vamos poder sugar tudo dele. Estou me sentindo muito feliz em o Flamengo estar participando disso. É uma coisa muito boa para todos os treinadores que estão participando desse projeto e com certeza vamos usar no nosso dia a dia esse aprendizado. Às vezes são coisas que nós já começamos a ver diferente, e já enxergamos com novos olhos uma avaliação, ou um planejamento. Estar ao lado do Chris é realmente algo ímpar. Estou muito feliz", afirmou o técnico.

O projeto da ABT é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro e tem o intuito de ser uma prática pedagógica profissionalizante, possibilitando aprendizado de alto nível técnico aos alunos-treinadores.  

As equipes de remo do Clube de Regatas do Flamengo contam com apoio da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) provenientes da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.