Notícias

Técnico rubro-negro Zé Ricardo ministra palestra no evento Footlink

Iniciativa promove discussão sobre o futebol brasileiro dentro e fora de campo

Por - em
Na última quinta-feira (24), o comandante rubro-negro Zé Ricardo participou do evento esportivo Footlink, que promove a discussão sobre diversos aspectos do futebol brasileiro, tanto dentro quanto fora das quatro linhas. O palco foi dividido com outros profissionais da área, como Paulo César Gusmão, de recém passagem pela Liga Portuguesa; Jair Ventura, atual técnico do Botafogo; e Rogério Micale, que conquistou o ouro olímpico à frente da Seleção Brasileira nos Jogos Rio 2016.

O tema central da palestra de Zé Ricardo foi a bola parada, fundamento cada vez mais importante no futebol atual. Foram passados dados sobre o aproveitamento desse tipo de lance por equipes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, além de vídeos dessa ação sendo desempenhada por seus comandados durantes as partidas.

"O Flamengo, hoje, tem 30% de seus gols originados de bolas paradas, mas temos equipes com até 44% de conversão nesse tipo de lance. É um tema que precisa ser constantemente discutido, pois necessita de estratégia, observação com relação ao que o adversário te propõe e a que tipo de marcação ele executa, do sincronismo de seus atletas, e de muito treinamento. Creio que, ao final da palestra, todos concordaram acerca da influência desse momento do jogo no resultado final de cada partida", comentou o técnico.

O futebol brasileiro sempre foi reconhecido mundialmente pela qualidade técnica elevada, mas o aspecto tático passa a ser parte cada vez mais fundamental no esporte atualmente. O treinador discorreu sobre esse panorama, valorizando os debates propostos por eventos como o Footlink.

"Acredito que o que ficou um pouco a desejar no Brasil com relação aos outros centros é que aqui nós discutíamos muito pouco o futebol. Por algum tempo, achamos que a questão técnica bastaria para decidirmos as partidas. Enquanto isso, em outros lugares, trabalhou-se muito em cima da questão teórica, da dimensão tática do jogo. Dessa maneira, eles conseguiram defender bem essa nossa característica, buscando exercer as supremacias dentro da parte organizacional."

Explicou Zé Ricardo, que enfatizou a importância de eventos que buscam a melhora do esporte no país.

"Iniciativas como a do Footlink vêm tentando esclarecer e estimular cada vez mais esse tipo de debate. Estar ao lado de nomes como o professor Rogério Micale, PC Gusmão, Jair Ventura, ou tantos outros que poderiam estar fazendo parte dessa mesa, é um sinal de que é essa a linha que precisamos seguir para que possamos nos organizar como um todo, dentro e fora do campo", completou.

Por fim, o técnico rubro-negro parabenizou os organizadores do evento.

"Estão de parabéns os organizadores do evento, o professor Paulo Agioni, Eduardo Barroca, Eduardo Freeland e Marcelo Xavier por iniciativas tão importantes para o desenvolvimento do nosso jogo", encerrou.

*Colaborou sob a supervisão de Ricardo Taves